SINJUS VISITA SETORES EM UNIDADES DO TJ NESTA SEMANA
sexta-feira, 18/08/23 19:25É sempre preciso avançar na Pauta de Reivindicações da categoria junto ao Tribunal. E esse é o ponto focal dos sindicatos a cada mês que eles se reúnem com a Administração do TJMG via Mesa de Negociações. Para explicar melhor isso, nesta semana, o SINJUS-MG vai realizar uma série de Reuniões Setoriais nas unidades do Tribunal de Justiça.
Durante os encontros, os dirigentes vão atualizar os servidores acerca do status de cada item da Pauta de Reivindicações, das tratativas em curso e de como a Administração do TJMG vem respondendo às reivindicações. Além disso, o SINJUS quer ouvir os servidores para alinhamento das próximas ações.
Outro tema importante que será tratado nas reuniões setoriais é a luta contra a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
“Essa batalha ganhou força com a mobilização conjunta e mais intensa de entidades representativas dos servidores públicos estaduais. São mais de 15 entidades unidas em torno do mesmo propósito. Novas estratégias foram alinhadas para impedir, de vez, que o governo Zema siga com seu plano de acabar com o patrimônio mineiro e o serviço público”, explica o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Uma das ações previstas contra a adesão ao Regime é a realização de um ato unificado no dia 29 de agosto, na Praça da Assembleia Legislativa, às 14h. As reuniões setoriais da próxima semana também servirão para mobilizar os servidores para o ato.
É importante que você, servidora e servidor, esteja ciente de como o Sindicato vem atuando para garantir e defender seus direitos. É importante também que você conheça o cenário das lutas e esteja sempre bem informado para repassar as informações aos colegas de forma correta. E é claro, é fundamental que você se mantenha mobilizado!
RETROSPECTIVA DA ATUAL GESTÃO
Desde que a Mesa de Negociação entre os Sindicatos e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi retomada com a nova gestão, em julho de 2022, importantes demandas da categoria começaram a avançar, entre elas, a Data-Base 2022 (que, pela primeira vez, teve o projeto de lei enviado à ALMG no mesmo ano); a retirada da trava que impedia o reajuste dos auxílios saúde e transporte acima da inflação; o posicionamento e pagamento integral do retroativo devido aos servidores aprovados na Promoção Vertical (PV) 2020; a quitação da indenização de férias suspensas (2022) dos servidores e a publicação de novos editais de remoção.
“Por meio do diálogo com a Administração ainda conseguimos dar andamento em pautas como a indenização administrativa de férias-prêmio dos servidores no momento da aposentadoria e o início do pagamento de parcelas referente à restituição do imposto de renda que incidiu indevidamente sobre a URV. São demandas que antes estavam pendentes, trazendo prejuízo aos servidores”, explica o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.
No entanto, a política de quitação do retroativo da Data-Base de 2022 e do Imposto de Renda sobre juros de URV vem causando insatisfação. Os servidores, movidos pela expectativa da sanção da Data-Base no início do ano, esperavam já ter recebido todo o montante que é de direito. Além disso, os servidores esperam uma tramitação ágil da Data-Base 2023 e o substancial reajuste dos auxílios saúde e transporte, cumprindo o objetivo da retirada da trava do reajuste pela inflação.
Confira o calendário das reuniões setoriais:
- 21 de agosto – segunda-feira
13h – Unidades da Rua Goiás – Anexos I e II - 23 de agosto – quarta-feira
13h – Unidade da Afonso Pena, n. 1500 - 24 de agosto – quinta-feira
13h – Unidade da Afonso Pena, n. 4001 (Sede do TJ)
Compareça às reuniões setoriais! Chame os colegas e venha defender os seus direitos!
SINDICATO É PRA LUTAR!