SERVIÇO PÚBLICO

Sindicatos e associações seguem na luta para combater o RRF em Minas

quarta-feira, 09/08/23 17:52 Mesa de reunião com representantes de entidades sindicais ligadas ao serviço público em Minas Gerais, entre eles estão o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, e o diretor de Assuntos Sociais Culturais e de Saúde, Jonas Araújo.

Nessa terça-feira , dia 8 de agosto, entidades representativas dos servidores públicos de Minas Gerais realizaram nova reunião com o objetivo manter a mobilização conjunta e o alinhamento estratégico na luta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Há cerca de um mês, o grupo tem realizado encontros periódicos para analisar o status do projeto de adesão enviado pelo governador Romeu Zema ao governo federal e deliberar ações conjuntas para evitar a implementação do Regime em Minas Gerais.

A entidades deram andamento às propostas de atuar tanto em nível estadual, em campanhas de informação e conscientização sobre o sucateamento dos serviços públicos advindos com a aprovação do RRF, quanto nacional, principalmente no convencimento do governo federal de que a adesão ao Regime não é a melhor forma de quitar a dívida do Estado, mostrando os graves prejuízos não só ao funcionalismo, como a toda a população mineira, principalmente às classes mais baixas, que dependem exclusivamente dos serviços públicos.

Procuradoria da Fazenda rejeita plano de adesão de Minas ao RRF

Na noite dessa terça-feira, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) rejeitou o plano de recuperação fiscal apresentado pelo governador Romeu Zema, alegando a falta de cumprimento de requisitos previstos na Lei Complementar Federal nº 159/2017, que regulamenta o RRF.

No último dia 25 de julho, as entidades de classe já haviam alertado o governo federal sobre descumprimento desses mesmos requisitos apontados pela PGFN, em ofício protocolizado ao presidente Lula (acesse aqui o documento completo). As entidades solicitaram que fosse considerado nulo o pedido de adesão de Minas Gerais ao regime pela falta de pressuposto legal e que fossem suspensas todas as discussões sobre o tema.

Os representantes dos servidores públicos alegam ainda que o plano também é passível de rejeição devido ao descumprimento por parte do governo estadual do requisito básico, que é a aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) da adesão de Minas ao Regime.

Alternativas ao RRF

Além disso, as entidades representativas dos servidores públicos também reforçam que é possível quitar a dívida através da adoção de medidas econômicas que não provocam tamanho impacto social. A própria ALMG apresentou, em junho do ano passado, o Projeto de Lei 3.711/2022, que representa uma alternativa ao RRF.

As entidades se comprometeram a manter as frentes de mobilização para impedir a adesão de Minas Gerais ao RRF.

Compõem o grupo das entidades que assinaram o documento enviado ao presidente Lula: Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – SINDSEMPMG; Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais – SERJUSMIG; Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais. – SINJUS-MG; Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – SISIPSEMG; Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – SINDALEMG; Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais – SINDIFISCO/MG; Sindicato dos Escrivães de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais – SINDEP; Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais – AFFEMG; Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais – SINDOJUS/MG; Associação dos Escrivães da Polícia Civil de Minas Gerais – AESPOL; e Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais – ASPRA PMBM; Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais – SINDSEMA.

Fonte: Assessoria de Comunicação das entidades

Notícias relacionadas

Ilustração vetorial, em tons de amarelo, laranja, cinza e preto, em destaque há uma lupa de onde sai a sigla RRF (Regime de Recuperação Fiscal), Ao lado há dois balões de diálogo, o primeiro deles com uma pergunta e o segundo com um sinal de alerta. Ao redor deste conjunto, há alguns raios, que reforçam a ideia de tensão que permeia o RRF.
AMEAÇA AOS SERVIDORES SAIBA COMO ESTÁ E QUAIS OS RISCOS DA ADESÃO DE MINAS AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quarta-feira, 12/07/23 19:07 Nas últimas semanas aconteceram desdobramentos importantes referentes ao processo de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. A partir de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Romeu Zema (Novo), conseguiu a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Vista frontal do Congresso Nacional, em Brasília, com o céu azul e nuvens ao fundo. Na imagem aparecem as duas torres centrais, a cúpula convexa da Câmara dos Deputados à direita e a cúpula côncava do Senado à esquerda, com carros circulando em frente ao espelho d’água Judiciário Fenajud garante audiência na Câmara dos Deputados para debater atuação do CNJ sexta-feira, 11/04/25 18:33 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...
Duas pessoas analisando documentos financeiros sobre uma mesa, uma segurando uma calculadora e caneta, enquanto a outra aponta para o papel com outra caneta. PARTICIPE SINJUS CONVOCA FILIADAS E FILIADOS PARA A AGO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS sexta-feira, 11/04/25 16:08 O SINJUS-MG convoca as filiadas e os filiados em situação regular na entidade para ...
MATRICULE-SE APRENDA ESPANHOL COM O SINJUS E MERGULHE NA CULTURA LATINA quinta-feira, 10/04/25 16:37 O domínio de diferentes idiomas pode ser a chave para novas oportunidades. Pensando nisso, ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image