DIÁLOGO

SERVIDORES FEDERAIS TERÃO ESPAÇO PARA NEGOCIAÇÃO PERMANENTE

quinta-feira, 13/07/23 16:17 Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos junto de integrantes da Mesa Permanente de Negociação.

O governo federal e dirigentes de sindicatos que representam os servidores públicos federais firmaram, na terça-feira, 11 de julho, o protocolo e o regimento interno da Mesa de Negociação Permanente. É nesse espaço que serão discutidos acordos, reajustes de salários, benefícios e planos de carreira. A Mesa será coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A medida representa um avanço para o Judiciário, já que o item integra as pautas de reivindicações da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Judiciários nos Estados (Fenajud) e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

As regras definidas têm o objetivo de garantir espaço permanente, paritário, legítimo e, sobretudo, democrático para a negociação coletiva no serviço público. A atuação da Mesa abrange servidores e empregados públicos civis da administração direta, de autarquias e fundações do governo federal.

Em fevereiro deste ano, a mesa foi reinstalada oficialmente, após ter suas atividades paralisadas em 2016, no governo do presidente Michel Temer, e não retomadas na gestão passada. Com a retomada dos trabalhos, já foram acordados os aumentos de 9% sobre o salário e de 43,6% no auxílio-alimentação para os servidores públicos federais.

“Esse é um instrumento fundamental para a construção de acordos que promovam melhores condições de trabalho, salários dignos e proteção aos direitos dos servidores. Lutaremos para que as regras definidas sirvam de modelo para criação de uma mesa permanente de negociação nas esferas estaduais também”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires.

Luta

A retomada da Mesa de Negociação Permanente era uma das principais e mais antigas demandas das entidades representativas do funcionalismo público, entre elas a Fenajud e a CSPB, das quais o SINJUS faz parte. A formação desse espaço também pode contribuir para o avanço de outra demanda importante das categorias: a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

A Convenção trata do direito de negociação coletiva no setor público, reconhecendo o direito dos servidores de se organizarem em sindicatos e de negociarem coletivamente com os órgãos questões como a proteção dos direitos e a melhoria das condições de trabalho.

A Mesa também caminha junto com a principal pauta do setor público no País, que é a instituição do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público. O instrumento, que tem sido construído de forma coletiva pelas entidades sindicais, vai reunir, atualizar e adequar as diretrizes e orientações basilares para a representação coletiva dos trabalhadores no serviço público, de modo a garantir a plena e efetiva liberdade e autonomia sindical, a efetivação do trabalho decente no âmbito público, a efetividade das normas fundamentais de proteção ao trabalho, a continuidade e qualidade da prestação dos serviços e a garantia da observação dos termos firmados em processos de negociação coletiva.

Fonte: SINJUS-MG com informações da Agência Brasil e da CSPB

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco