SORORIDADE

SERVIDORAS CONSTROEM NOVOS PROJETOS PARA FORTALECER O NÚCLEO DAS MULHERES

sexta-feira, 30/06/23 18:28 Integrantes do Núcleo das Mulheres posam abraçadas uma do lado da outra juntamente com as coordenadoras do NM Adriana Teodoro e Janaína Barbosa.

Servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniram na noite desta quinta-feira, 29 de junho, em um encontro significativo para o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG. Juntas, elas discutiram projetos para a nova fase do Núcleo e puderam estreitar ainda mais os laços. Desde a posse da nova gestão do SINJUS, essa foi a primeira reunião do NM, que agora conta com duas coordenadoras: a diretora administrativa, Adriana Teodoro, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Barbosa.

As coordenadoras abriram o encontro dando boas vindas às servidoras e explicaram que a reestruturação desse espaço busca o fortalecimento da união entre as mulheres para que as demandas do movimento feminista, assim como as reivindicações específicas de gênero no serviço público, tenham mais visibilidade. Também foi anunciada a ampliação do NM, com maior abertura para a contribuição das integrantes nos projetos e a possibilidade de participação de familiares, amigas e servidoras de outras categorias nos encontros.

Com o objetivo de estimular a reflexão e a apresentação de ideias, o NM convidou a jornalista e terapeuta Daniella Colen para ministrar uma palestra. Ela tratou de temas como sororidade e empoderamento, além de propor uma dinâmica sobre autoconhecimento entre as participantes. Os temas discutidos foram diversos, contemplando os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho e em outros espaços.

Novo folêgo

No segundo bloco do encontro, as coordenadoras do Núcleo, Adriana Teodoro e Janaína Barbosa, relembraram as diretrizes que continuam norteando o grupo: direitos da mulher, combate à cultura do estupro, maternidade, igualdade racial e de gênero, identidade de gênero (LGBTQIA+), política sindical e eleitoral, empoderamento feminino e sororidade. As dirigentes também fizeram uma apresentação, propondo novas iniciativas, que foram discutidas e aperfeiçoadas pelas servidoras presentes.

“Esse primeiro encontro foi marcado por uma atmosfera colaborativa e inspiradora. Todas puderam expressar suas opiniões e muitas contribuíram com sugestões valiosas. Tenho certeza de que estamos construindo um ambiente que vai fazer diferença no Judiciário mineiro e, quem sabe, na sociedade”, afirma a diretora Adriana Teodoro.

(Conheça abaixo os novos projetos que serão desenvolvidos no NM.)

Compromisso

O saldo da reunião desta quinta-feira do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG deixou claro o desejo das mulheres de construir um ambiente mais inclusivo e igualitário no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. As servidoras trocaram experiências e ideias e saíram inspiradas e motivadas a convidar outras colegas de trabalho, além de amigas e familiares a fazer parte desse espaço.

“Queremos que cada uma se sinta responsável por esse espaço. Com o engajamento e a participação ativa das servidoras, a nova fase do Núcleo das Mulheres tem grandes perspectivas de sucesso e de contribuir efetivamente para a luta pela igualdade de gênero e valorização das mulheres”, explica Janaína Barbosa.

Ao final do encontro, as integrantes do NM foram convidadas para uma confraternização com caldos e vinhos.

Confira abaixo um resumo dos projetos aprovados:

  • Empoderamento cultural: Formação político-cultural por meio de atividades externas
    – Passeios culturais e gastronômicos em grupo em BH e região, duas vezes por ano.
  • Sororidade musical: Pensando a sociedade através da música
    – Encontro noturno para ouvir música juntas, papear, desabafar, trocar experiências, de forma leve, em espaços culturais da cidade, duas vezes por ano.
  • Cine-fem debate: Resenhando com mulheres a partir de livros e filmes
    – Sessão cinema/Círculo do Livro sazonal, duas vezes por ano, nas sedes de sindicatos e parceiros (rodízio)
  • Pedalando com o SINJUS: Pedal em grupo
    – Pedal noturno guiado, pelas ruas de BH (sempre na última terça-feira do mês) e pedal em trilha diurno guiado (um domingo por mês em datas a serem definidas);
  • Encontro D’elas: espaço aberto para exposição de talentos das servidoras
    – Encontro na sede do SINJUS, duas vezes por ano.
  • Mulheres em ação: trabalho social
    – Trabalhos sociais voluntários propostos no grupo do Sindicato nas mais diversas áreas. Ex.: doações, apoio a crianças e idosos, promoção de campanhas sociais. Apoio principalmente às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ação itinerante em BH e região, mensal.
  • Cursos de Formação Política: em parceria com a Diretoria de Formação Política
    – O objetivo é promover cursos ministrados por especialistas, mestres e doutores em Ciência Política, além de cursos organizados em parceria com a Fenajud e outros sindicatos.

Em construção

Mulher, o Núcleo das Mulheres é feito pra você e por você! Se você quer sugerir um projeto ou tem qualquer demanda relacionada à luta feminista, não deixe de nos contar. Mande mensagem pelo e-mail [email protected]

E se você ainda não faz parte do NM, vem logo! Basta preencher o formulário. Você já é bem-vinda!

Notícias relacionadas

montagem digital de uma mulher, acorrentada a uma enorme bola de ferro onde se lê discriminação.
PRECONCEITO PESQUISA REVELA QUE MAIS DE 80% DOS BRASILEIROS AINDA DISCRIMINAM MULHERES segunda-feira, 19/06/23 18:30 FOTO: Depositphotos O estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que o sexismo, independentemente de ser influenciado por homens ou entre mulheres, é uma questão altamente prejudicial “que pode até mesmo legitimar atos de ... leia mais
Mulher negra de cabelos cacheados está com uma expressão facial triste e preocupada, ela é jovem e está com a mão na cabeça.
Artigo VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E MORAL CONTRA A MULHER quarta-feira, 21/06/23 14:59 Um tema com muitas camadas e profundidades Por Luciana Gaudio* Recentemente, fiquei muito impactada com mais um relato de violência contra a mulher perto de mim. Como psicóloga, atendo; e, como pessoa, conheço muitas mulheres vítimas de violência doméstica, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco