SINDICATO DE LUTA

SINJUS ATUA DE FORMA ESTRATÉGICA PARA SUPERAR DESAFIOS NO TJMG E JUNTO À SOCIEDADE

terça-feira, 06/06/23 10:37 Ilustração vetorial com fundo marrom e dourado, sobre ele estão diversos punhos levantados, em um gesto de luta e com cores diversas, representando também a diversidade racial. Conteúdo textual: SINDICATO DE LUTA - SINJUS ATUA DE FORMA ESTRATÉGICA PARA SUPERAR DESAFIOS NO TJMG E JUNTO À SOCIEDADE.

Desde a sua fundação, o SINJUS-MG é reconhecido pela postura aguerrida, uma marca que está presente também na atual gestão. Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, importantes pautas ainda se apresentam como desafios a serem superados. Por isso, o Sindicato segue determinado nas negociações em prol das servidoras e dos servidores no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMG), assim como nas lutas por uma sociedade mais justa, inclusiva e com igualdade de oportunidades.

Com uma atuação assertiva e comprometida, o SINJUS vem investindo na articulação com os demais sindicatos para construir soluções para as demandas da categoria por meio da Mesa de Negociações com a Administração do TJMG. O objetivo é seguir avançando em reivindicações por melhorias das condições de trabalho, adequações de benefícios e manutenção do poder de compra dos vencimentos.

Neste momento, um dos principais desafios é a batalha pela majoração do Auxílio-Saúde dos servidores, que hoje tem faixas de valores insuficientes para o pagamento de planos de saúde disponíveis no mercado.

No final do ano passado, os sindicatos conseguiram fazer aprovar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um dispositivo que retirou a necessidade de projeto lei para o reajuste do benefício acima da inflação. Na prática, agora, o TJMG tem autonomia para estabelecer novos valores sem ter que submeter projeto ao Legislativo. Desse modo, o SINJUS, a cada nova reunião da Mesa de Negociações, vem renovando a cobrança.

Além dessa frente de batalha no TJMG, o SINJUS e outros sindicatos do Judiciário do País estão lutando, por meio da Fenajud, para que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promova a regulamentação de um piso para o Auxílio-Saúde dos servidores com base no mesmo parâmetro usado para regulamentar o piso para os magistrados, fixando um percentual de 8% do subsídio destinado ao juiz substituto do respectivo tribunal.

Outra pauta que vem sendo enfrentada pelo SINJUS é o aprimoramento e expansão do teletrabalho. Nesse campo, um dos obstáculos é a Portaria n. 17/2023 da 1ª Vice-Presidência do TJMG, que praticamente impede o teletrabalho para os servidores lotados na Superintendência Judiciária (Sejud). Apesar da intransigência de momento, os elevados e comprovados ganhos de produtividade do teletrabalho certamente vão forçar uma revisão dessas normas, e o Sindicato seguirá batalhando para que isso ocorra.

Há ainda as lutas permanentes, como a da Data-Base, a por recursos e vagas na Promoção Vertical, a de combate ao assédio moral e a por condições adequadas no ambiente de trabalho; todas exigindo dedicação, articulação e poder de negociação.

 

“Os desafios nas negociações são constantes, mas temos um histórico significativo de resultados positivos para a categoria. Esse trabalho não vai parar. Acreditamos que é possível encontrar soluções justas e equilibradas, mesmo diante das adversidades. Com o apoio das servidoras e dos servidores, teremos a cada dia um SINJUS mais forte e resolutivo”, afirma o coordenador-Geral do SINJUS, Alexandre Pires.

 

 

SINJUS atuando pela justiça social

Além das pautas da categoria, o SINJUS-MG também vem empenhando esforços na luta contra o preconceito, a discriminação e a falta de oportunidades iguais. Por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), o Sindicato está atuando junto às instituições do Judiciário para que sejam efetivadas medidas de inclusão, como a adaptação de ambientes de trabalho, a disponibilização de recursos de acessibilidade e a promoção de programas de capacitação.

No Núcleo das Mulheres, o foco é ser um ambiente de acolhimento e empoderamento, promovendo eventos e ações de conscientização sobre a importância da equidade de gênero, do respeito às mulheres e do combate aos vários tipos de violência. Além disso, o SINJUS oferece apoio e orientação jurídica às servidoras que sofrem com situações de assédio ou violência, buscando garantir sua segurança e bem-estar.

Já o SINJUS Antirracista tem a missão de contribuir para os movimentos negros como forma de reparação da opressão histórica. Por meio dessas alianças, o Sindicato está promovendo e participando de debates e pretende amplificar essas vozes negras que foram caladas por séculos em nossa sociedade.

Desse modo, honrando o seu histórico de lutas em favor da categoria e da democracia, o SINJUS está hoje empenhado em garantir melhores condições de trabalho para os servidores e uma sociedade mais justa e igualitária.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Mosaico de imagens documentais de manifestações pela recomposição salarial e outras reivindicações dos servidores do TJMG. Junto delas, há também imagens de dirigentes e servidores em protestos contra as reformas trabalhista e previdenciária, em Brasília e nas ruas de Belo Horizonte. Conteúdo textual: 34 ANOS - DIREITOS E BENEFÍCIOS DOS SERVIDORES SÃO RESULTADO DAS LUTAS DO SINJUS.
34 ANOS DIREITOS E BENEFÍCIOS DOS SERVIDORES SÃO RESULTADO DAS LUTAS DO SINJUS segunda-feira, 05/06/23 08:20 Neste dia 5 de junho, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) completa 34 anos de muitas lutas e importantes conquistas. Desde 1989, servidoras e servidores do Judiciário mineiro têm um ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
As imagens mostram a confraternização do Núcleo das Mulheres, onde um grupo diverso de mulheres celebra um ciclo em um restaurante, sentadas em mesas compridas e alegres, segurando taças de vinho. Elas aparecem bem arrumadas, sorrindo e interagindo entre si. O ambiente tem uma decoração acolhedora e vibrante, com detalhes coloridos nas paredes. A atmosfera é festiva, destacando a união e o espírito colaborativo do grupo. NOITE ESPECIAL NÚCLEO DAS MULHERES COMEMORA CICLO E JÁ FAZ PLANOS PARA 2025 sexta-feira, 22/11/24 18:42 A Confraternização de Fim de Ano do Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, realizada ...
Imagem de um túnel com trilhos de trem que se estendem em direção à luz ao final. Ao centro, em destaque, a palavra "PROPAG" escrita em letras vermelhas, em perspectiva, dando a impressão de movimento em direção à saída do túnel. ARTIGO A DÍVIDA DE MINAS GERAIS E O PROPAG sexta-feira, 22/11/24 17:35 Marcelo Kokke* Determinados assuntos e temas são de relevância intergeracional, avançam para além da ...
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco