ENTIDADES SINDICAIS PASSAM A INTEGRAR CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL SUSTENTÁVEL
sexta-feira, 05/05/23 18:57FOTO: Ricardo Stuckert / SECOM PR
Nessa quinta-feira, dia 4 de maio, o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, foi empossado como membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República. A cerimônia ocorreu na sessão plenária inaugural do “Conselhão”, como também é conhecido.
A nomeação do presidente do CSPB como conselheiro, assim como a de outros representantes de sindicatos, é um marco, pois é a primeira vez que o setor público é convidado institucionalmente a compor esse importante espaço de diálogo e intervenção.
Vale destacar que a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) é filiada à CSPB e que o SINJUS-MG integra a diretoria da Confederação, respondendo pela Secretaria de Valorização e Atenção à Ciência, Tecnologia e Elaboração Intelectual da CSPB.
“Estamos muito animados com a oportunidade de dialogar diretamente com a cúpula do governo, que acaba de resgatar um relevante espaço de intervenção democrática. A amplitude e a representação deste conselho, seguramente, criarão ambiente fértil para consagrarmos um grande pacto nacional para nosso progresso e desenvolvimento. A CSPB estará empenhada em dar valiosas contribuições para que este audacioso objetivo seja atingido”, afirma João Domingos.
Sobre o CDESS
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável é uma instância de colaboração entre o governo e a sociedade civil no Brasil, criado em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2019, no governo de Jair Bolsonaro, ele foi extinto, sendo agora recriado com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social sustentável do país por meio da discussão e implementação de políticas públicas em áreas como trabalho, meio ambiente, educação, saúde, inovação e cultura.
O CDESS é composto por representantes de diversos setores da sociedade, incluindo empresários, sindicalistas, líderes comunitários, acadêmicos, especialistas em diversas áreas, representantes do governo e de organizações não governamentais.
Essa diversidade permite que o conselho seja um espaço de troca de experiências, conhecimentos e visões diferentes sobre os problemas e desafios que o País enfrenta.
Com informações do Portal da CSPB e do Governo Federal