SINJUS FILIA-SE À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO
quarta-feira, 03/05/23 15:36Com o intuito de fortalecer a luta sindical e ampliar a sua representatividade em âmbito nacional para proteger os direitos dos trabalhadores do Judiciário, o SINJUS-MG filiou-se à Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB). Em reunião realizada em João Pessoa (PB), nos dias 29 e 30 de abril, a adesão do Sindicato foi ratificada pela assembleia geral da ASJB e já permitiu a participação nas discussões que estão em pauta na entidade.
O Sindicato foi representado pelo diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, que, juntamente com outros representantes sindicais de diversos estados, discutiu questões jurídicas importantes para a categoria, assim como o atual contexto político do Judiciário brasileiro. Além disso, a primeira prévia da prestação de contas da ASJB deste ano também foi apresentada aos participantes.
A ratificação da filiação do SINJUS representa uma nova possibilidade de articulação e fortalecimento da luta, permitindo que as causas do Judiciário mineiro sejam apresentadas e debatidas em nível nacional perante a órgãos do Executivo, do Legislativo e do próprio Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque, diferentemente dos sindicatos e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), a Associação possui a legitimidade processual para ajuizar ações do controle concentrado de constitucionalidade.
“É fundamental que tenhamos um braço jurídico forte e articulado para enfrentar os desafios e ataques que surgem a todo momento, e a filiação à ASJB representa um importante passo nesse sentido. Com a nossa filiação, vamos construir uma frente ainda mais forte e atuante, capaz de apresentar as demandas das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, bem como defender os interesses da nossa categoria perante o STF e demais instâncias dos Poderes”, reforça Felipe Rodrigues.
O SINJUS segue unindo forças com as entidades parceiras, sempre empenhado na defesa dos interesses da categoria. Acompanhe as nossas mídias e fique informado!