articulação em Brasília

Reivindicações das servidoras e dos servidores do Judiciário são apresentadas ao Governo Federal

sexta-feira, 14/04/23 17:12

Com o objetivo de fortalecer a luta dos servidores do Judiciário, os Coordenadores-gerais da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Arlete Rogoginski e Janivaldo Nunes, cumpriram agendas no Ministério da Justiça e no Ministério das Relações Institucionais, nesta quinta-feira (13), em Brasília, a convite do Sindjustiça de Goiás. 

Entre as principais pautas e reivindicações apresentadas pelo grupo estão a Democratização do Poder Judiciário pela PEC 526/2010, que dispõe sobre a participação de servidores na eleição de membros dos órgãos diretivos dos Tribunais de Justiça, promovendo maior democratização do Judiciário; a aprovação da PEC 555/2006, que revoga o Artigo 4º  da Emenda Constitucional n.º 41/2003, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados; e a retirada definitiva da PEC 32/2020, que propõe o desmonte dos serviços públicos.

O Secretário Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, recebeu o grupo, declarou seu apoio e destacou que “só se faz um Estado forte com entidades fortes e um serviço público de qualidade para a população e para os servidores”.

Segundo Arlete Rogoginski, os encontros fazem parte de uma série de reuniões que as entidades farão para “garantir o apoio às pautas mais importantes para a categoria”. É fundamental que as entidades possam orientar e articular junto ao governo sobre pautas que possam garantir a efetivação dos direitos da categoria. Essa integração é fundamental para a construção das lutas e do fortalecimento da categoria, visando o restabelecimento dos direitos da classe trabalhadora, fortalecimento do serviço público e a construção do estado de bem-estar social”, salientou.

Já o Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério das Relações Institucionais, Sérgio Dias, demonstrou interesse nas reivindicações dos servidores do Judiciário e fez o compromisso de encaminhar a pauta para a Presidência da República, para o Ministro Henrique Padilha e para o Ministro da Justiça, Flávio Dino.

Na ocasião, Arlete Rogoginski e Janivaldo Nunes entregaram ao Secretário um exemplar da cartilha “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” produzida pela Fenajud em 2022, que propõe abordar as pautas do Judiciário e ocupar espaços de participação democrática.

Para Janivaldo Nunes, é importante que as entidades representativas ocupem esses espaços de debate. “Acho de suma importância a Fenajud se fazer presente nas instituições de governo e de poder para reforçar todas as diretrizes defendidas durante a campanha eleitoral, a fim de mudar a trajetória de retrocessos que o Brasil vinha tendo, e nós estaremos sempre presentes, buscando defender os interesses da categoria do judiciário, e para além dela, os interesses do conjunto da sociedade brasileira”, destacou.

Participaram ainda das reuniões o presidente e o Vice-Presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça-GO), Fabricio Duarte e Bruno Faustino, respectivamente; presidente do Sindicato dos Servidores Efetivos do Ministério Público do Estado de Goiás (Sindsemp-GO), Gilclesio Fernandes de Oliveira Campos; presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego), João Batista Moraes; diretor-executivo Nacional e diretor-executivo do Distrito Federal do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), Renato Cantoni e João de Jesus dos Santos Brito, respectivamente; e o deputado estadual Karlos Cabral (PSB).

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco