Retrocesso

Oito deputados mineiros assinam PEC para extinguir órgão de combate ao trabalho escravo

quarta-feira, 29/03/23 12:14 Imagem acessível: Fachada do prédio do MPT mostrando um prédio de arquitetura moderna, com vidros em tons de azul com a sigla e logotipo do MPT em um letreiro no topo.

Em meio a grandes resgates de pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão, o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL) reuniu uma lista de 66 parlamentares que querem, entre outras demandas, a extinção dos órgãos que julgam e fiscalizam a aplicação das leis trabalhistas.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) construída por Luiz Philippe visa a uma reformulação do Judiciário brasileiro. Ele propõe que juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) tenham mandato de dez anos e possam julgar apenas temas constitucionais. Propõe ainda a extinção do Tribunal Superior Eleitoral e o fortalecimento da Justiça Militar.
Na área trabalhista, a PEC eliminaria o Ministério Público do Trabalho e todas as cortes de Justiça trabalhistas, como as varas do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Assim, os processos trabalhistas seriam tratados pela Justiça comum, que já possui uma enorme demanda.

A eliminação do Ministério Público do Trabalho poderia acabar, ainda, com a fiscalização do trabalho análogo à escravidão, já que esse órgão recebe denúncias, investiga, fiscaliza e realiza operações de resgate.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança defende, como descrito em seu site, o “resgate das boas práticas políticas que existiam no Brasil Império”, aliado à defesa das pautas neoliberais na economia e conservadoras nos valores, como a aquisição de armas por civis. É descendente dos imperadores do Brasil Pedro I e Pedro II.

Minas Gerais

A postura é contraditória para parlamentares de todo o território nacional, mas em especial para os deputados mineiros. O estado possui os maiores números de pessoas resgatadas em situação de trabalho análogo à escravidão.

Há apenas uma semana, 212 pessoas foram resgatadas nas cidades de Itumbiara e Porteirão (GO) e Araporã (MG). Elas trabalhavam no plantio de cana-de-açúcar para uma mesma prestadora de serviços, que fornecia mão de obra para quatro fazendas e uma usina.

Mesmo assim, entre 66 deputados federais que assinam a PEC, oito são deputados federais eleitos em Minas Gerais. São eles:

Marcelo Álvaro Antônio (PL)
Maurício do Vôlei (PL)
Nikolas Ferreira (PL)
Domingos Sávio (PL)
Dr. Frederico (Patriotas)
Eros Biondini (PL)
Junio Amaral (PL)
Lafayette de Andrada (Republicanos)

Falta apoio

Para ser aceita na Câmara dos Deputados, uma PEC precisa ter 171 assinaturas de deputados federais. Até o momento, a proposta de Luiz Philippe possui 66 assinaturas.

 

Fonte: Brasil de Fato/ Redação

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco