Igualdade racial

SINJUS participa de debates para a realização de seminário internacional de combate ao racismo

quinta-feira, 23/03/23 18:48 Um grupo de diversas pessoas, em sua maioria maioria negras, assistindo sentadas um homem negro falando ao microfone equanto mostra um slide com imagens sobre um telão.

No último dia 21 de março, o Coletivo Minas Pró-Reparações reuniu diversas lideranças de movimentos sociais e de entidades sindicais para apresentar o “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”. O objetivo é iniciar a construção conjunta do evento que tem potencial de envolver representantes de vários movimentos antirracistas do País e do exterior. Esse debate sobre como viabilizar a reparação história aos povos negros não pode mais aguardar, pois é estruturante enquanto possibilidade de construção de uma Nação Brasileira verdadeiramente democrática. O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) está comprometido com essa luta e participou do encontro preparatório.

O Seminário está previsto para os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, com ato de encerramento no dia 20 de novembro, em Ouro Preto, cidade que recebeu milhares de negras e negros escravizados no período colonial.

De acordo com o coordenador do Movimento Negro Unificado (MMU) em Minas Gerais, José Carlos de Souza, a idealização do Seminário partiu da ativista negra Diva Moreira durante o Fórum Mineiro Novembro Negro, promovido pelo MNU. O evento busca reforçar que a luta antirracista não é somente do povo negro, mas sim de toda a sociedade, por isso a importância da articulação entre vários movimentos e entidades.

Para o diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS, Jonas Araújo, o Seminário será um marco na luta por justiça racial. “Será um importante passo para avançarmos na superação das inadiáveis reparações fundamentais, seja no campo econômico, social, cultural e religioso”, afirma.

Instrumentos para a luta antirracista

O objetivo do evento é discutir meios para combater o racismo estrutural com o seus vieses histórico, institucional e cultural, cujas repercussões estão a olhos vistos no nosso cotidiano em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública e nos meios de comunicação. Assim, que no curso dessa construção coletiva e dialógica será possível apresentar metodologias de cálculo da dívida racial no Brasil, além de estabelecer diretrizes para trabalhar com uma justiça de transição.

Outra proposta do Seminário é operacionalizar a execução dos objetivos das reparações definidos para a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) pelas Nações Unidas (ONU):

  • promover um maior conhecimento e respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e a contribuição de afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades;
  • adotar e reforçar os quadros jurídicos nacionais, regionais e internacionais de acordo com a Declaração e Programa de Ação de Durban e da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, bem como assegurar a sua plena e efetiva implementação;
  • promover o respeito, proteção e cumprimento de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes, como reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mobilização de movimentos e entidades

A reunião realizada nesta semana, na sede do Sindieletro, serviu para aproximar as lideranças dos movimentos sociais e sindicais, com vista a promover em toda a sociedade as discussões sobre as reparações ao povo negro e afrodescendente.

“A participação do movimento sindical é fundamental nessa luta. Por isso, fiquei muito satisfeito quando vi a presença de dirigentes do SINJUS e de outros sindicatos no evento preparatório”, ressalta José Carlos.

Segundo o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes, o Sindicato tem como uma de suas missões institucionais atuar por um País justo e igualitário, portanto, o engajamento no combate ao racismo é um dever da entidade.

“Estamos comprometidos em buscar soluções para o racismo institucional, que afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros. Esse evento foi uma oportunidade de discutir metodologias e diretrizes para nortear a nossa forma de contribuição”, complementou Alexandre Gomes.

Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre a atuação do SINJUS em iniciativas que buscam garantir a igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos e cidadãs.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

imagem preto e branco de um homem negro em posição de protesto usando camiseta e boina pretas, óculos escuros e segurando um alto falante. Ao fundo há um mosaico com losangos coloridos em verde, preto, laranja e vermelho sobre uma camada azul escura.
Luta histórica ANTIRRACISMO: UMA LUTA DE TODOS terça-feira, 21/03/23 16:02 Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, tem como significado a resistência e o desejo por direitos iguais. O artigo 1º da Convenção Internacional ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco