SINJUS E DEMAIS ENTIDADES PREPARAM PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA A REFORMA SINDICAL
terça-feira, 21/03/23 15:56Na última quinta-feira, dia 16 de março, o SINJUS-MG reuniu-se com outras cerca de 20 entidades para estudar alternativas à proposta de reforma sindical que está sendo estudada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Sindicato é contra, entre outras mudanças, à proposta de inversão na pirâmide de representatividade sindical, por isso já está formulando proposições para serem levadas ao governo federal.
O encontro foi realizado pela Nova Central Sindical de Trabalhadores Minas Gerais (NCST/MG) na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais (Fettrominas). O objetivo foi debater e construir uma pauta que de fato promova a reconstrução das entidades sindicais.
Os trabalhos foram divididos em três comissões: uma voltada para assuntos referentes às centrais sindicais, uma quanto aos trabalhadores da iniciativa privada e outra relacionada aos servidores públicos. O SINJUS foi o único sindicato ligado ao serviço público presente no debate.
“Essa atuação conjunta é muito importante, pois as mudanças que estão sendo ventiladas na forma de organização do sistema sindical no País podem impactar diretamente as entidades e principalmente os trabalhadores e os servidores. O SINJUS está participando das discussões e vai apresentar propostas alternativas que promovam o fortalecimento dos sindicatos e que aumentem os instrumentos de defesa da categoria”, ressalta o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes.
No próximo dia 23 de março, os dirigentes sindicais voltam a se reunir em um Seminário para apresentar sugestões aos três eixos de discussão e condensá-las em um documento que será remetido ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho. A ideia é que as contribuições sirvam de insumo na construção ou na reelaboração da proposta de reforma sindical apresentada pelo governo.
Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos dessa frente de atuação e sobre os demais assuntos de interesse dos servidores.
SINDICATO É PRA LUTAR!