SINJUS LANÇA PROJETO GRATUITO PARA ESTIMULAR USO DA BICICLETA
quinta-feira, 16/03/23 16:10Fazer uma atividade física ou um esporte com certeza traz muitos benefícios para o corpo e para a mente. Pensando em incentivar as filiadas e os filiados a praticarem o ciclismo, o Sindicato promove o projeto “Pedalando com o SINJUS”. O objetivo é proporcionar um estilo de vida mais saudável e ativo, além de contribuir com bons hábitos e até mesmo o surgimento de novas amizades, já que será realizado em grupo. O projeto vai contar com uma série de atividades, entre elas, um pedal noturno mensal. O primeiro está marcado para o dia 28 de março, terça-feira, e você não pode ficar de fora! Preencha o formulário agora e entre para o grupo.
A advogada e pedagoga Juliane Rocha será a madrinha do projeto – como são chamados, carinhosamente, os puxadores e mestres dos pedais –; ela é adepta do uso da bicicleta como meio de transporte e praticante amadora do esporte há 12 anos. Juliane coordena atividades regulares (pedais urbanos, trilhas, passeios e cicloviagens) dos grupos de pedal “Bike de Elite”, “Bike de Elite Kids” e “VIVA! Meninas Pedalando”. “Seja como meio de transporte ou de lazer, individualmente ou em grupo, a bicicleta faz parte do dia a dia de muita gente. Pedais urbanos em grupo vêm se tornando uma atividade rotineira para diversas pessoas. A prática pode ser realizada por qualquer faixa etária e nível social, revelando uma realidade: a bicicleta é democrática”, destacou.
Atividades e critérios
Confira as ações pensadas para o projeto:
● pedais urbanos noturnos (sempre na última terça-feira do mês);
● pedais em trilhas (um domingo por mês em datas a serem definidas);
● um passeio ciclístico em outubro em comemoração ao Dia do Servidor;
● uma cicloviagem por ano (parte será subsidiada pelo Sindicato).
Os participantes dos pedais devem já saber andar de bicicleta e ter seu próprio equipamento. O Sindicato vai fornecer assessoria para aquisição em loja parceira para os interessados que ainda não tiverem o equipamento necessário. Além disso, o projeto também prevê monitoria individual para desenvolver equilíbrio, segurança, conhecimento do uso das marchas e dos freios da bicicleta, subsidiada pelo Sindicato (conforme demanda e agenda disponível). As filiadas, os filiados e seus dependentes que não souberem andar de bicicleta também podem se beneficiar do projeto. Serão ofertadas aulas individuais com duração de 1h 30 min com a Juliane Rocha, mediante agendamento e com vagas limitadas.
A comunicação com o grupo de interessados será via grupo de WhatsApp e as inscrições podem ser feitas pelo formulário abaixo. Não fique de fora dessa! Chame os colegas e os familiares para participar.
Por que andar de bicicleta?
A atividade física é essencial em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, realizar uma atividade em grupo é mais prazeroso porque gera uma liberação maior de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar, e também contribui para o comprometimento e aumento da motivação da equipe.
Fonte: Informações do SINJUS e Ministério da Saúde