SINJUS SE UNE A COLETIVOS EM ATO PÚBLICO PELOS DIREITOS DAS MULHERES NESTA 4ªF.
terça-feira, 07/03/23 19:16Neste 8 de março, o Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG convida todas as filiadas e todos os filiados a saírem às ruas para marcar essa data de resistência e de luta em prol dos direitos das mulheres. O Sindicato se junta a coletivos sociais, representantes sindicais e parlamentares no ato público 8M Unificado/RMBH, organizado pela Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Seção Minas Gerais. A concentração será às 16h, na Praça da Liberdade. De lá, o grupo segue para a Praça 7.
O SINJUS será representado pela coordenadora do Núcleo das Mulheres, a diretora administrativa Cristiane Sampaio, pela diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro, pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos e vereador de Belo Horizonte, Wagner Ferreira.
Neste ano, o ato traz o tema “Vida digna, diversidade, direito ao aborto! Nas ruas contra o racismo, fascismo e capitalismo”, para sensibilizar e conscientizar a população quanto a questões sociais – estruturais e históricas – e suas funestas consequências. Serão mais de 55 movimentos sociais e entidades lutando pela igualdade de gênero.
“Estaremos nas ruas pela vida de todas as mulheres, contra o retrocesso, a intolerância e a opressão”, declara Cristiane.
Adriana complementa: “Essa luta é por um futuro mais igualitário, em que as mulheres tenham os direitos respeitados e possam ser livres para trabalhar, amar e sobreviver”.
União de forças
Nos últimos anos, o 8M tem contado com o apoio de diversos órgãos e entidades parceiras, como o SINJUS, que participam de várias maneiras para que essa importante manifestação no Dia Internacional das Mulheres seja possível.
“A diversidade é um elemento-chave nessa construção do movimento exatamente porque é ela que traz a interseccionalidade das lutas. As diversas demandas chegam quando o movimento se torna cada vez mais diverso, ganha relevância e importância. O principal objetivo da marcha são as reivindicações políticas, por direitos e vida livre e plena para todas as mulheres”, explica a estudante de Ciências Sociais e militante do 8M Sofia Amaral.
Participe!
8M Unificado/RMBH
Data: 8/3
- 16h – Concentração na Praça da Liberdade
- 17h45 – Início do ato
- 18h – Caminhada em direção à Praça 7
SINDICATO É PRA LUTAR!