CHAPA 1 APRESENTA COMPROMISSOS DA GESTÃO E REFORÇA: O TRABALHO NÃO PODE PARAR!
sexta-feira, 03/03/23 17:56A chapa 1, denominada “O Trabalho Não Pode Parar” foi a única inscrita para o processo eleitoral 2023-2026 do SINJUS-MG. Desse modo, conforme prevê o Regimento Eleitoral do Sindicato, a chapa única foi declarada eleita por aclamação pela Junta Eleitoral, no dia 28 de fevereiro. Já a eleição dos membros do Conselho Fiscal, que não tem vinculação com as chapas e se dá por candidaturas individuais, será realizada por meio de votação eletrônica no dia 22 de março, das 8h às 17h (clique aqui e saiba mais). A posse da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal está prevista para o dia 2 de maio de 2023.
Reeleito para o segundo mandato como coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires reforça o compromisso dos integrantes da chapa “O Trabalho Não Pode Parar” com as pautas de interesse das servidoras e dos servidores do Judiciário Mineiro.
“Foram três anos de desafios, mas conseguimos importantes conquistas para a categoria, tanto no que se refere às demandas junto ao Tribunal de Justiça e ao Tribunal de Justiça Militar quanto nas lutas em defesa do serviço público na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Em todas as mobilizações, adquirimos mais experiência e construímos mais articulações que serão fundamentais para avançarmos ainda mais nestes próximos três anos. Vamos seguir empenhados, afinal, o trabalho não pode parar!”, ressalta Alexandre Pires.
Além do coordenador-geral, também compõem a Diretoria Colegiada do SINJUS para o triênio 2023-2026 o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues e Rodrigues do Carmo, a diretora administrativa, Adriana Gonçalves Mota Teodoro, o diretor de Finanças, Alex Aguiar de Figueiredo, o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Furtado de Magalhães Gomes, o diretor de Formação e Política Sindical, Wagner de Jesus Ferreira, o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Pinheiro de Araújo, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres Barbosa.
Conheça os compromissos da Chapa 1 para o mandato 2023-2026.
1 – Unificação sindical:
Nos últimos três anos, as entidades sindicais se reaproximaram e passaram a lutar conjuntamente nas lutas em favor da categoria, com harmonia, respeito e, acima de tudo, união entre a 1ª e a 2ª instâncias. No triênio 2023-2026, a Diretoria do SINJUS seguirá aprofundando o diálogo, potencializando a aproximação entre as entidades, promovendo lutas, seminários, congressos e eventos de forma conjunta, bem como realizando estudos com vistas à unificação das entidades.
2 – Núcleo das Mulheres
A criação do Núcleo das Mulheres foi um compromisso cumprido da atual gestão! Inúmeros projetos, eventos e iniciativas políticas se tornaram realidade por meio desse espaço de construção coletiva. Para o futuro, as integrantes e os integrantes da chapa “O Trabalho Não Pode Parar” se comprometem com o fortalecimento, a ampliação e a execução de novas iniciativas nas áreas de política, saúde, cultura e entretenimento; tudo isso visando ao objetivo maior que é a consciência de classe, a sororidade e a união entre as servidoras do Judiciário mineiro.
3 – Modernização
Inovar, modernizar e melhorar o atendimento foi outro compromisso cumprido nesta última gestão, cujo desafio foi maximizado frente à pandemia da covid-19. E o aprendizado foi de que este é, sem dúvida, um compromisso a ser renovado a cada gestão. Além do investimento para aprimorar ainda mais os nossos meios de comunicação e interação com os servidores, o SINJUS pretende tornar mais ágeis e práticos também os processos referentes aos serviços oferecidos aos filiados. Um projeto da futura gestão é a realização de capacitações dos dirigentes e funcionários com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido a filiadas e filiados.
4 – Ampliação das parcerias
Referência na luta sindical em âmbito nacional, o SINJUS cada vez mais vem ampliando as suas parcerias de modo a potencializar sua atuação e força política. Nos próximos três anos, além da atuação junto à Fenajud e à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), a Direção do Sindicato seguirá se conectando com outras organizações, movimentos e com lideranças políticas que compartilhem interesses e objetivos semelhantes, sempre com foco na defesa do servidor e do serviço público.
5 – Valorização do servidor
Uma das marcas do SINJUS mais reconhecida entre os servidores do Judiciário mineiro é o seu espírito aguerrido, que não se furta em realizar atos, protestos e greves quando os direitos e interesses dos servidores estão em jogo. Por isso, a chapa “O Trabalho Não Pode Parar” vai consolidar e fortalecer o que vem sendo realizado. As Datas-Bases sempre serão prioridade e uma luta permanente, bem como o adequado reajuste dos auxílios saúde, transporte, alimentação e creche. A defesa do teletrabalho também é um dos desafios que serão enfrentados com afinco nesta nova gestão. Além disso, o Sindicato promoverá fiscalizações para melhorar as condições nos ambientes de trabalho e combater os diversos tipos de assédio. Paralelamente, o SINJUS, em parceria com outras entidades, realizará campanhas de conscientização junto à população, destacando a importância do trabalho exercido pelo servidor do Judiciário e pelos demais servidores.
6 – Construção de Lutas Antirracistas
Seguindo a sua missão de lutar por um País justo e igualitário, o SINJUS reforça o compromisso de fazer parte da batalha contra o racismo. Para isso, vai trabalhar em conjunto com grupos comunitários, associações e entidades na realização de debates e discussões que conscientizem a sociedade sobre a necessidade de combater o racismo e suas diversas manifestações. Outra linha de atuação será no âmbito do Judiciário, cobrando do TJMG ações afirmativas em seus editais de concursos e a garantia de equidade de oportunidades no acesso aos cargos de direção e chefia.
Portanto, o trabalho do SINJUS em favor dos servidores e dos filiados não vai parar, afinal, Sindicato é pra lutar!