NOTA DE REPÚDIO: ATOS CRIMINOSOS EM BRASÍLIA-DF
segunda-feira, 09/01/23 12:21O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância (SINJUS-MG) vem a público manifestar seu repúdio aos atos criminosos, de violência e de vandalismo registrados neste domingo, 8 de janeiro, em Brasília-DF. São lamentáveis os ataques à democracia brasileira, promovidos por vândalos que não aceitam o resultado das eleições, que ocorreram de forma legítima e transparente. Os prédios dos três poderes (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal) foram invadidos, depredados e saqueados.
Importante salientar que, conforme prevê a Constituição Federal, é garantida ao cidadão a livre manifestação no país, contudo, não se pode confundir a defesa da liberdade e da opinião com investidas contra as instituições constituídas e às forças de segurança, nem com o que mais possa comprometer o exercício da democracia.
O Sindicato presta ainda sua solidariedade aos jornalistas que foram atacados enquanto trabalhavam, cobrindo os atos e também aos policiais que contiveram as invasões. Os profissionais foram agredidos, ameaçados e tiveram equipamentos roubados por terroristas em Brasília. A cavalaria oficial também foi agredida.
O SINJUS espera que haja uma ampla e urgente investigação, além da punição de todos os envolvidos direta e indiretamente nos atos, principalmente aos financiadores e estimuladores deste tipo de crime, bem como de qualquer cidadão que atente contra a democracia em nosso País.
Diretoria colegiada do SINJUS-MG