PL 4.037 NA ALMG

DATA-BASE É APROVADA NAS COMISSÕES E ESTÁ PRONTA PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO

quinta-feira, 01/12/22 19:32 Foto de dirigentes do SINJUS e servidores ocupando a galeria do Plenarinho da ALMG com cartazes e faixas defendendo a aprovação da Data-Base 2022.

Na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 4.037/2022, da Data-Base dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração Pública (CAP) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO). Com isso, o texto está pronto para apreciação do Plenário, onde, segundo apuração dos sindicatos, deverão ocorrer votações na semana do dia 12 de dezembro.

O PL 4.037, de autoria do TJMG, prevê a reposição das perdas salariais, no percentual de 12,13%, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período de 01/05/2021 a 30/04/2022. O percentual corresponde ao que o SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS defenderam insistentemente nas reuniões da mesa de negociação.

Além de recompor as perdas salariais dos servidores do Judiciário, o PL 4.037/2022 faz um ajuste na remuneração dos servidores ocupantes de cargos em comissão que exercem jornada de oito horas, mas que estavam posicionados no padrão de seis horas.

Importância da reposição

Fruto da luta, a recomposição das perdas salariais é um direito de todos os trabalhadores, consagrado no artigo 37 da Constituição Federal e, no caso dos servidores do Judiciário mineiro, também na Lei estadual 18.909/2010.
Membros das diretorias dos sindicatos e servidores compareceram ao Plenarinho IV da ALMG para acompanhar as votações e pressionar os parlamentares pela aprovação da Data-Base.

“Após a articulação dos sindicatos e também com o apoio da categoria conseguimos fazer com que a tramitação da Data-Base ocorresse de forma célere. Agora, a pressão deve ser redobrada sobre o governador Romeu Zema, para que ele retire a urgência do RRF, destrave a pauta da ALMG e, assim, o projeto dos servidores do Judiciário possa ser votado e aprovado”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Siga as mídias do SINJUS para ficar informado sobre as próximas convocatórias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco