DIREITOS DOS SERVIDORES

SINJUS SE REÚNE COM PRESIDENTE DA ALMG PARA TENTAR BARRAR RRF EM MINAS

quarta-feira, 17/08/22 20:15 Posicionados atrás de uma grande mesa, lideranças sindicais e o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, posam para foto segurando o documento elaborado por entidades representantes dos servidores públicos mineiros.

O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, reuniu-se, juntamente com outras lideranças sindicais, com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), para tentar barrar a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). No encontro, realizado na manhã desta quarta-feira, dia 17 de agosto, o chefe do Legislativo disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques foi levado ao erro pela Advocacia-Geral do Estado e que a ALMG já estuda meios para reverter a decisão que autoriza Romeu Zema (Novo) a impor o RRF aos servidores e à população mineira.

“O encontro de hoje foi importante, pois mostra que várias entidades e o próprio Legislativo estão empenhados em combater os graves retrocessos que o Regime de Recuperação Fiscal pretendido por Romeu Zema vai trazer para todos os cidadãos e as cidadãs de Minas Gerais. O RRF não deu certo em nenhum estado em que foi implementado, pelo contrário, trouxe mais insolvência, haja vista o exemplo do Rio de Janeiro”, ressalta Alexandre Pires.

Durante a reunião, cerca de 25 entidades do funcionalismo público mineiro, com representantes do Judiciário, da Educação, da Saúde, do Ministério Público, da magistratura, das forças de Segurança, entre outros, entregaram um ofício ao chefe do Legislativo cobrando medidas para barrar o RRF em Minas. Clique aqui e veja a íntegra do documento. 

Liminar sobre o RRF no STF desconsiderou a legislação

Durante o encontro com lideranças sindicais, o presidente da ALMG, Agostinho Patrus, fez questão de ressaltar que a Assembleia não foi omissa em relação à situação fiscal de Minas Gerais e que, observando a legislação, optou por elaborar e aprovar um projeto que visa à renegociação das dívidas (clique aqui e saiba mais).

Segundo o parlamentar, a Lei Complementar 178/2021, que trata do RRF, dá aos estados duas alternativas: aderir ao regime ou votar o artigo 23 da própria LC 178, que renegocia a dívida, para que seja paga mês a mês. Desse modo, o presidente da Assembleia e as entidades signatárias do documento avaliam como equivocadas as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o RFF em Minas Gerais.

“O ministro [Nunes Marques] deve ter sido mal informado sobre isso e tomou uma decisão que fala de omissão, algo que jamais aconteceu. Portanto, o que a Advocacia-Geral do Estado fez foi levar o ministro ao erro, ao colocar em suas peças endereçadas ao Supremo que a Assembleia de Minas não votava. A Assembleia votou e fez a sua opção, e o governador concordou com ela. Caso não concordasse teria vetado o artigo 23”, ressaltou Agostinho Patrus.

Em julho, por decisão monocrática de Nunes Marques, o governador de Minas Gerais conseguiu autorização para iniciar o trâmite de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal mesmo sem aval da Assembleia Legislativa.

Zema aposta na reeleição para impor RRF

Ao ser questionado sobre o posicionamento do presidente da ALMG e dos sindicatos contrários ao RRF, o atual governador Romeu Zema disse, nesta quarta-feira, à Rádio Montanhesa de Viçosa que, em um eventual segundo mandato, a relação com os deputados será melhor e assim será possível aprovar os projetos do governo. “Eu estou muito confiante de que, num segundo mandato, nós teremos uma base muito maior”, afirmou.

MOBILIZE-SE E FIQUE ATENTO ÀS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

O SINJUS e as demais entidades sindicais estão na luta para tentar impedir que os servidores públicos sejam mais uma vez vítimas da má gestão dos governos estadual e federal. Você, servidora, servidor, cidadão e cidadã, pode ajudar nesta batalha.

Pressione nas mídias sociais os deputados, senadores, vereadores, prefeitos e candidatos, cobrando posicionamentos e ações contra o Regime de Recuperação Fiscal em Minas.

O momento é decisivo, já que a reeleição do atual governador e de seus apoiadores pode resultar no congelamento de salários, carreiras e benefícios dos servidores por nove anos.

Faça a sua parte, vote consciente, escolha candidatos que vão te representar e defender os seus direitos!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações da ALMG e jornais O Tempo e Estado de Minas

Notícias relacionadas

Homem branco calvo com cabelos castanhos, vestido socialmente, está falando em um microfone (Alexandre Kalil).
ELEIÇÕES KALIL AFIRMA QUE NÃO IRÁ ADERIR AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL SE ELEITO terça-feira, 09/08/22 18:52 FOTO: Amira Hissa/PBH O candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD) afirmou, nesta terça-feira (9), que se for eleito não irá aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Em entrevista a uma rádio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco