AMEAÇA

RRF VOLTA A TRAMITAR EM REGIME DE URGÊNCIA NA ALMG

terça-feira, 10/05/22 18:29 #ImagemAcessível; Foto do plenário da ALMG com perspectiva do telão ao centro da imagem e bancadas aos lados direito e esquerdo.

Foto: Luiz Santana/ALMG

O projeto de lei que autoriza o Governo de Minas a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) voltou a tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa a pedido do governador Romeu Zema (Novo). A mensagem enviada por Zema à Casa Legislativa no dia 31 de março só foi lida na reunião desta terça-feira (10), quando o prazo para votação da proposta começa a contar.

Na última semana, Zema foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manifestar que a Assembleia sequer havia lido a mensagem encaminhada por ele que pede urgência na tramitação da proposta.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a partir de agora, o projeto tem 45 dias para ser apreciados pelos deputados. Se a matéria não for pautada até lá, ela passa a trancar a pauta – ou seja, nenhuma outra proposta poderá ser votada antes dela.

Essa é a segunda vez que o governador pede urgência na votação da proposta, que foi enviada para a Assembleia em 2019. A primeira vez foi em outubro do ano passado. No entanto, mesmo após o fim do prazo determinado pelo regimento para a votação da matéria, ela não foi pautada.

O governo chegou a pedir a retirada do regime de urgência neste ano para que pudesse privilegiar outro projeto, o da concessão de reajuste para servidores.  Depois de aprovada a proposta, o Governo do Estado voltou a pedir urgência.

Imbróglio na Justiça

O impasse sobre a votação do projeto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ganhou um capítulo na Justiça. Sem conseguir convencer a Assembleia a pautar a proposta, o governador Romeu Zema (Novo) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar com que a Corte interceda a seu favor.

A ação deu entrada no gabinete do ministro Nunes Marques em 1º de fevereiro e, cerca de 100 dias depois, ainda não teve uma decisão final.

Neste período, a Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União (AGU) se posicionaram a favor do Governo do Estado. Já associações e sindicatos de servidores públicos manifestaram apoio à posição da Assembleia.

Nesta semana, o Legislativo estadual chegou a pedir a extinção da matéria baseado no fato de que o Governo de Minas pediu a suspensão do pedido de urgência.

Fonte: Rádio Itatiaia – Repórter Lucas Pavanelli

Notícias relacionadas

Card com plano de fundo de arte digital com uma bola de demolição quebrando uma parede em que está a bandeira do estado de Minas Gerais. Na bola está escrito a sigla RRF, em referência ao Regime de Recuperação Fiscal. Sobrepostas à imagem, há uma ilustração de um polegar para baixo representando os votos negativos.
MINAS GERAIS MAIORIA DAS LIDERANÇAS DA ALMG É CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quarta-feira, 06/04/22 18:08 A maioria das lideranças da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é contrária ao atual texto do Projeto de Lei 1.202/2019, que prevê a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. Em levantamento realizado ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco