O desembargador José Arthur Filho foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2022-2024, na tarde desta sexta-feira, dia 29 de abril, em sessão especial do Tribunal Pleno. O magistrado obteve 79 votos.
O pleito começou pela manhã e foi acompanhado por representantes do SINJUS-MG, Serjusmig e Sindojus. José Arthur tinha recebido 50 votos e a desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro, 55. Já os desembargadores Afrânio Vilela e Antônio Carlos Cruvinel, 32 e 5, respectivamente. As Eleições foram decididas em segundo turno, no início da tarde. Nessa fase, a desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro recebeu 62 votos.
A candidatura de José Arthur contou com o apoio do atual presidente, desembargador Gilson Lemes. “Consideramos que esse apoio possa ser uma continuidade da Mesa de Negociação entre o Tribunal e os Sindicatos, que tem trazido avanços. Esperamos que a nova gestão mantenha o diálogo com as entidades para que os servidores tenham seus direitos respeitados e as demandas encaminhadas”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.
Confira aqui a entrevista exclusiva que o magistrado concedeu ao jornalismo do SINJUS-MG antes das Eleições.
Perfil
O desembargador José Arthur Filho é atualmente superintendente Adjunto da Superintendência Administrativa do TJMG. Atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 1993/1995 – vaga advogado, reconduzido para o mesmo cargo de Juiz do TRE para o biênio de 1995/1997. Foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio.
Atuou como membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças no biênio 2016/2018; membro da Comissão para organizar a programação comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro; coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; presidente do Comitê de Proteção de Dados Pessoais. Foi nomeado pelo Presidente do STF e CNJ para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (CINT).
Mesa Diretora
Durante a sessão especial do Tribunal Pleno, também foram eleitos os novos integrantes para os cargos de Direção, para o Órgão Especial e para o Conselho da Magistratura.
Para os cargos de primeiro e terceiro vice-presidente também houve segundo turno. Confira abaixo os eleitos:
Primeiro vice-presidente Desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa
Segundo vice-presidente Desembargador Renato Luís Dresch
Terceiro vice-presidente Desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta
Corregedor-Geral de Justiça Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Vice-Corregedora-Geral de Justiça Yeda Monteiro Athias
Para o Órgão Especial foram eleitos os desembargadores:
Adriano de Mesquita Carneiro Carlos Henrique Perpétuo Braga Fernando Vasconcelos Lins Júlio César Lorens Marco Aurelio Ferenzini Wanderley Salgado de Paiva
O novo membro do órgão Especial, Quinto Constitucional, Classe de Advogados, será José Marcos Rodrigues Vieira.
Para membro do Conselho da Magistratura foram eleitos:
Dirceu Walace Baroni Ronaldo Claret de Moraes Valéria Rodrigues Queiroz
A vaga de membro do Conselho da Magistratura, Quinto Constitucional, classe do Ministério Público, será ocupada por Paulo Calmon Nogueira da Gama.
A posse dos eleitos será no dia 1º de julho deste ano.