SINJUS PARTICIPA DE AÇÕES DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR EM JUIZ DE FORA
terça-feira, 19/04/22 10:47Nessa segunda-feira, dia 18 de abril, o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, esteve em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, representando o Sindicato em importantes eventos. Um deles foi a inauguração de novas estruturas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o outro foi o encontro preparatório para o 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais, que debateu o futuro da categoria.
Logo pela manhã, foram inauguradas a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Unidade Jurisdicional da Fazenda Pública do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.
De acordo com o dirigente do SINJUS, a iniciativa do Tribunal de Justiça vai possibilitar melhores condições de trabalho para as servidoras e os servidores, refletindo positivamente na prestação jurisdicional à população de Juiz de Fora e dos municípios do entorno.
“A nova estrutura que atende a demandas envolvendo a Fazenda Pública vai evitar que os jurisdicionados tenham que se deslocar para outras localidades, resultando em economia de tempo e dinheiro. Já a Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é ainda mais significativa, pois visa a proteger as cidadãs mineiras e evitar que criminosos fiquem impunes”, afirma Wagner Ferreira.
Durante a solenidade em Juiz de Fora, o presidente do TJMG destacou que o acesso à Justiça é um direito fundamental e que é imprescindível o combate às desigualdades com vistas ao fortalecimento da democracia e da cidadania. “O Poder Judiciário, a quem cabe a nobre missão de distribuir Justiça, tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer, com responsabilidade, ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos”, reforçou o desembargador Gilson Lemes.
SINJUS promove encontro com servidores de Juiz de Fora
Durante a tarde de segunda-feira, o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira, visitou setores do Juizado Especial para ouvir demandas dos servidores e levá-las à agenda da noite — o encontro preparatório para o 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais, evento que faz parte da programação do 12º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (CONSINJUS) e que será realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2022, em Belo Horizonte.
O encontro reuniu lideranças sindicais e políticas da região de Juiz de Fora, com o objetivo de alinhar estratégias de luta frente às constantes retiradas de direitos do funcionalismo promovidas pelos governos estadual e federal. Servidores do Judiciário, do Ministério Público e da agência do Ipsemg na Comarca marcaram presença no evento.
“Nos últimos anos, o funcionalismo sofreu com congelamento de salários e benefícios, corte de direitos, mudanças nas regras de aposentadoria, entre vários outros retrocessos. Isso fragilizou as condições de trabalho e a qualidade de vida da servidora e do servidor públicos. Por isso, o propósito das categorias deve estar focado na união, para assim conseguir fazer frente a esses ataques”, complementa Wagner Ferreira.
Também participaram do encontro preparatório o secretário de Assuntos Institucionais do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Sindsemp/MG), Eduardo Maia e a presidenta do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg), Antonieta Dorledo.