CONQUISTA

DATAS-BASES 2020 E 2021 SÃO SANCIONADAS E VIRAM LEI 24.037/2022

terça-feira, 05/04/22 12:26 Vista da sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais na Avenida Afonso Pena, à frente desta imagem está a aplicação digital do selo "Data-Base 2020 e 2021 - Eu não abro mão". Conteúdo textual: CONQUISTA - Datas-Bases 2020 e 2021 são sancionadas e viram Lei 24.037/2022.

FOTO: SINJUS-MG

O Projeto de Lei 3382/21, que define o índice aplicável à Data-Base dos servidores do Judiciário mineiro, referente aos anos de 2020 e 2021, teve a sanção publicada no Diário Oficial de Minas Gerais nesta segunda-feira, 4 de abril, e agora é Lei, tendo recebido o número 24.037/2022. Veja aqui a publicação. 

O índice aplicável das Revisões ficou definido em 9,32%, sendo 2,40% retroativo a 1º de maio de 2020 e 6,76% a 1º de maio de 2021. “Apesar de a Lei vir com muito atraso, a medida é importante para reduzir os prejuízos que vêm sendo causados aos servidores, como a perda do poder de compra. A Mesa de Negociações com o Tribunal foi importante para chegarmos ao índice da Revisão e evitar ainda mais perdas para a categoria”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Conforme já informado pelo Sindicato, foi feito pedido à Presidência do TJMG para que a implementação e o pagamento dos passivos das Revisões Gerais sejam feitos em parcela única na primeira folha após a sanção. 

Agora a luta é pela Data-Base 2022. “Desde a primeira reunião com o TJ deste ano estamos negociando a Revisão Geral de 2022. Já apresentamos a previsão do índice de 10,24% e os estudos pela Administração do Tribunal estão em andamento. Como a Data-Base vence em maio, acreditamos que é plausível que a proposta seja enviada para aprovação no Órgão Especial e, depois, para o Legislativo ainda na atual Gestão”, explica o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira.

RRF impôs desafios

Mesmo sendo um direito dos servidores do Judiciário mineiro garantido pela Lei 18.909/10, a categoria sempre precisou lutar pela Data-Base. Essa última batalha envolveu uma série de dificuldades. As negociações com o TJ só começaram em julho de 2021, quando as Datas-Bases 2020 e 2021 já estavam vencidas e o Orçamento 2021 aprovado – sem a participação dos Sindicatos.

A Presidência abriu diálogo com os representantes dos servidores e o projeto de lei chegou em seis meses à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mas a tramitação da proposta ficou, de certa forma, prejudicada por conta do Projeto de Lei 1.202/2019, que trata da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. O governador Romeu Zema (NOVO) encaminhou pedido de urgência para o PL – o que trancou a pauta do Plenário por meses. 

“Apesar da pauta das comissões não ter sido trancada, os deputados não entravam em consenso em relação ao RRF e acabaram adiando o início das discussões sobre as Datas-Bases do Judiciário e de outras categorias. Foi preciso muita articulação com os parlamentares e mobilização dos servidores para o projeto começar a ser apreciado”, aponta Alexandre. 

Importante destacar que o SINJUS é contra o RRF por conta das contrapartidas prejudiciais que seriam impostas aos servidores e à população como o congelamento dos salários por 9 anos. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Grupo de dirigentes sindicais (Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS-MG, Rui Viana, do Serjusmig e Eduardo Rocha do Sindojus-MG) posam para foto junto ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Desembargador Gilson Lemes, após reunião no TJMG.
MESA DE NEGOCIAÇÕES SINDICATOS E TJ DISCUTEM DATAS-BASES, FÉRIAS SUSPENSAS E PV 2020 quarta-feira, 30/03/22 18:05 Representantes do SINJUS-MG, do Serjusmig e do Sindojus/MG participaram nesta quarta-feira, 30 de março, de nova reunião da Mesa de Negociações com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No encontro, os sindicalistas receberam retorno sobre ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...
A imagem tem fundo desfocado com tons neutros e mostra ao centro uma ilustração circular com o logo do IPSEMG e desenhos estilizados de pessoas diversas ao redor. No centro, está escrito: “IPSEMG convoca – Censo Previdenciário 2025”. Uma faixa vermelha atravessa a parte inferior do círculo com a frase: “Um compromisso de todos os servidores do Estado”. No topo, lê-se: “Até 21 de maio”. Abaixo, em destaque, o aviso: “Servidores ativos e aposentados são obrigados a responder o Censo Previdenciário do IPSEMG”. ATÉ 31 DE MAIO SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS SÃO OBRIGADOS A RESPONDER O CENSO PREVIDENCIÁRIO DO IPSEMG sexta-feira, 04/04/25 15:42 O SINJUS-MG informa a todos os servidores públicos estaduais, especialmente os vinculados ao Tribunal ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco