QUINQUÊNIO E FÉRIAS-PRÊMIO

SINJUS E FENAJUD ATUAM EM BRASÍLIA PELA APROVAÇÃO DO PLP 4/22

sexta-feira, 01/04/22 15:28 Foto de comitiva de várias entidades sindicais, entre eles o Diretor Jurídico do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, o Secretário de Relações Institucionais do SINDSEMPMG, Eduardo Maia, e Alberto Ledur, da FENAMP e o senador Humberto Costa.

Foto: Divulgação/Fenajud

Brasília esteve movimentada durante esta semana. Foram registradas mobilizações dentro e fora do parlamento. O SINJUS-MG, representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud)  participaram das agendas em conjunto com outras entidades sindicais. Uma das agendas tratou sobre o PLP 4/22,  que busca restabelecer o período entre maio de 2020 e dezembro de 2021 na contagem do tempo aquisitivo de benefícios como quinquênios e férias-prêmio

A segunda agenda foi um ato de rua em apoio aos trabalhadores do serviço público federal que lutam pela recomposição salarial de 19,99%, luta que também ocorre em todos os estados. O coordenador da regional Sul da Fenajud, Emanuel Dall’Bello disse que “a Fenajud esteve engajada na luta em defesa dos direitos das servidoras e servidores durante toda a semana. Houve o Encontro dos Trabalhadores do Ministério Público, realizado pela Fenamp e Ansemp, no domingo e segunda. Na terça-feira, estive acompanhando uma comitiva com várias entidades sindicais, no Senado Federal, onde cumprimos diversas reuniões para tratar a respeito do PLP 04/22, que é um projeto urgente, que visa retomar a contagem de tempo que foram retiradas pela LC 173/20 e impactam a vida dos trabalhadores do serviço público, inclusive do Judiciário”, afirmou.

Vários representantes de entidades sindicais, entre eles o diretor Jurídico do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, o secretário de Relações Institucionais do SINDSEMPMG, Eduardo Maia, e Alberto Ledur, da FENAMP, também participaram da reunião presencial com o senador Humberto costa.

Também houve um encontro com o deputado federal mineiro Reginaldo Lopes, da liderança do PT na Câmara, com a mesma comitiva, no qual foi tratada a necessidade da democratização dentro do sistema de Justiça, tanto do judiciário quanto do Ministério Público. Outra pauta foi a possibilidade de os servidores da Justiça e do MP advogarem para além das suas esferas de trabalho.

“Pedimos pela retomada da contagem de tempo de todos os servidores públicos. Isso já foi feito para as áreas da Segurança e Saúde, mas faltam as outras categorias. Seguimos conversando com todas as lideranças partidárias para a aprovação das matérias. Ainda reforçamos pleitos sobre outros direitos, como o de servidores votarem nas eleições dos tribunais e do Ministério Público, além do exercício da advocacia pelos servidores do Judiciário e Ministério Público”, afirma Wagner Ferreira.

Mobilização

Ainda durante a semana a Fenajud participou do segundo dia de mobilização na jornada de lutas, onde servidoras e servidores de todo o País tomaram as ruas da Capital Federal para exigir resposta ao pleito das categorias que reivindicam recomposição salarial imediata de 19,99%.

A concentração teve início no Espaço do Servidor e os manifestantes seguiram em marcha até o Ministério do Saúde, para protestar contra o descaso com a saúde e seus trabalhadores e de lá passaram pelo Ministério do Trabalho e Previdência em solidariedade aos servidores do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS), que já se encontram em greve em vários estados, partindo depois para o Ministério da Economia de onde, com palavras de ordem, os servidores mandaram o recado para o ministro Paulo Guedes cobrando instalação imediata da mesa de negociação para atender a pauta reivindicada.

Confira aqui o vídeo:

Fonte: Com informações de Fenajud

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco