DEFINIDOS OS CANDIDATOS À DIREÇÃO DO TJMG PARA O BIÊNIO 2022-2024
sexta-feira, 25/03/22 19:02Créditos: Divulgação/Sinjus-MG
Nesta sexta-feira, dia 25 de março, às 18h, encerrou o prazo para registro de candidaturas aos cargos de direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2022-2024. Estão concorrendo à Presidência os desembargadores Afrânio Vilela, Antônio Carlos Cruvinel, José Arthur Filho e a desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro. A eleição será em sessão especial do Tribunal Pleno, no dia 29 de abril, às 9h. A posse dos eleitos está marcada para o dia 1º de julho.
Apesar de ser uma demanda antiga do SINJUS-MG, os servidores do TJMG não terão direito a voto. Contudo, o Sindicato reforça que, independentemente de quem for eleito, seguirá lutando para que a próxima gestão contemple projetos e ações que valorizem as servidoras e os servidores.
“É fundamental que o próximo presidente ou presidenta do Tribunal de Justiça permaneça em diálogo aberto e com disposição em avançar na melhoria das condições de trabalho dos servidores”, pontua o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 526, que permitiria a participação de servidores na eleição de membros dos órgãos diretivos dos tribunais de Justiça, está engavetada no Congresso Nacional desde 2010. O SINJUS e a Fenajud seguem na luta tentando apoio para que a matéria comece a tramitar e seja aprovada.
Os candidatos
O desembargador Afrânio Vilela já foi 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, entre 2018 e 2020, superintendente de Finanças e Execução Orçamentária (2009 e 2010) e superintendente de Recursos Humanos (2008 e 2009).
O desembargador Antônio Carlos Cruvinel respondeu pela 1ª Vice-Presidência do TJMG em 2018 e também já foi presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Atual superintendente administrativo do Tribunal, o desembargador José Arthur Filho já foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio na gestão do desembargador Nelson Missias. Também integrou a Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças entre 2017 e 2018.
A desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro é a primeira mulher a disputar a Presidência do TJMG. Atualmente, a magistrada é superintendente-adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e já exerceu a 3ª Vice-Presidência na gestão passada e o cargo de ouvidora-geral do Tribunal, em 2012 e 2013.
Demais cargos de direção
A eleição para a gestão do biênio 2022-2024 também vai definir os demais cargos de direção. Confira os candidatos para cada vaga:
Cargo de Primeiro Vice-Presidente
Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa
Sandra Alves de Santana e Fonseca
Sérgio André da Fonseca Xavier
Cargo de Segundo Vice-Presidente
Moacyr Lobato de Campos Filho
Renato Luís Dresch
Cargo de Terceiro Vice-Presidente
Ana Paula Nannetti Caixeta
Edison Feital Leite
Wilson Almeida Benevides
Cargo de Corregedor-Geral de Justiça
Jaubert Carneiro Jaques
Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Cargo de Vice-Corregedor-Geral de Justiça
Glauco Eduardo Soares Fernandes
Yeda Monteiro Athias
Nesta sexta-feira também encerrou o prazo para o registro de candidatura a uma cadeira no Órgão Especial do TJMG para o biênio 2022-2024, que é composto por 25 desembargadores, sendo 13 entre os mais antigos e 12 eleitos. A eleição dos novos membros será no dia 29 de abril. Neste pleito, uma das vagas de desembargador será reservada ao Quinto Constitucional e será provida por desembargador oriundo da Classe de Advogados. Confira os candidatos:
Vagas de Membro do Órgão Especial
Adriano de Mesquita Carneiro
Agostinho Gomes de Azevedo
Amauri Pinto Ferreira
Bruno Terra Dias
Carlos Henrique Perpétuo Braga
Carlos Roberto de Faria
Fernando Vasconcelos Lins
José Américo Martins da Costa
Júlio César Lorens
Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça
Marco Aurelio Ferenzini
Maurício Torres Soares
Octávio de Almeida Neves
Wanderley Salgado de Paiva
Vaga de Membro do Órgão Especial, Quinto Constitucional, Classe de Advogados
José Marcos Rodrigues Vieira
Vaga de Membro do Conselho da Magistratura
Dirceu Walace Baroni
Pedro Aleixo Neto
Ronaldo Claret de Moraes
Valéria Rodrigues Queiroz
Vaga de Membro do Conselho da Magistratura, Quinto Constitucional, classe do Ministério Público
Paulo Calmon Nogueira da Gama
Com informações da Ascom TJMG