8M MARCA TRAJETÓRIA DAS MULHERES POR DIREITOS, MAS A LUTA AINDA É ÁRDUA
terça-feira, 08/03/22 15:36Hoje, 8 de Março, o Dia Internacional das Mulheres, é uma data para relembrar e valorizar a luta de todas as mulheres que, ao longo da história, batalharam e superaram imensas barreiras para construir uma sociedade mais evoluída e igualitária. Por isso, para este mês, como forma de celebrar essa bandeira, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS preparou ações que valorizam a luta feminista e publicará conteúdos que enaltecem o legado dessas guerreiras, além de também reforçar que é dever de todos defender os direitos das mulheres.
Decerto, não se pode falar em um único dia nem em um momento específico da história que o significado do Dia Internacional das Mulheres se materializou. Isso porque, cada mulher em cada canto do mundo precisa lutar diariamente contra as sociedades opressoras. Infelizmente, violências físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais, morais e até mesmo institucionais são recorrentes.
Nesse cenário, importantes mulheres demostraram que, além do discurso, elas lutam de diversas formas por direitos e igualdade de gênero. Cada batalha importa, desde as que têm mais visibilidade até aquelas mais silenciosas, mas que mudam a realidade ou o futuro de alguém em situação de vulnerabilidade.
Assim, ao longo do mês, o SINJUS publicará conteúdos que destacam a luta feminista e também formas de como contribuir para que as mulheres sejam respeitadas.
“No Núcleo das Mulheres, temos uma ampla agenda que busca empoderar as participantes. Nesse desafio de mudar a realidade, a rede de apoio e o acesso à informação são fundamentais. Por isso, a Campanha do SINJUS tem como objetivo sensibilizar a todos quanto à importância de defender efetivamente a igualdade de gênero”, afirma a diretora administrativa do Sindicato e coordenadora do NM, Cristiane Sampaio.
Nova página do Núcleo das Mulheres
Um dos instrumentos para enfrentar esse cenário é a união, a sororidade e o conhecimento. Foi nesse sentido que foi criado o Núcleo das Mulheres do SINJUS. Desde então, as servidoras contam com um espaço de conhecimento e crescimento mútuo, com diversas atividades e eventos pensados especialmente para a luta feminina. Para ampliar essa iniciativa, o NM acaba de lançar a sua página exclusiva no site do Sindicato com o intuito de reunir informações, análises e dicas de serviços em um só lugar (clique aqui e conheça a página).
Homens também precisam se engajar na luta feminista
A busca por respeito não deve ser restrita, pelo contrário, defender os direitos das mulheres precisa ser encarado como um dever de todos, pais, filhos, irmãos, primos, sobrinhos, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, enfim, todo cidadão. É nesse sentido que a Campanha do 8M do SINJUS também contempla e convoca os servidores do Judiciário mineiro a se envolver mais na luta feminista.
“Não basta apenas dizer que apoia, é preciso reconhecer o devido valor das mulheres em todos os momentos do cotidiano, seja em casa, no espaço público, no trabalho, nos ambientes de lazer. A valorização começa pelo reconhecimento, somente assim é possível lutarmos juntos”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Participe da campanha 8M SINJUS no Instagram e concorra a uma taça exclusiva
Demonstrar a admiração pelas mulheres e por suas reivindicações é certamente uma forma de ajudar a construir uma sociedade mais justa. Por isso, convidamos a todas as servidoras e todos os servidores a participar da ação do SINJUS nas mídias sociais. Publicando um story com o nosso filtro e marcando o perfil do Sindicato, você concorre a uma taça de vidro exclusiva para você saborear a sua bebida preferida.
O Sindicato já disponibilizou na plataforma do Instagram um filtro alusivo à Campanha 8M do SINJUS. Para utilizar basta seguir os seguintes passos:
- Se estiver no celular, clique aqui para acessar o filtro masculino ou clique aqui para acessar o filtro feminino;
- Agora basta se posicionar e tirar uma foto ou segurar o botão de disparo para gravar um vídeo usando o filtro;
- Para concorrer à taça do SINJUS, não deixe marcar o SINJUS (@sinjusmg) antes de publicar o story.
Venha com o SINJUS nessa luta por uma sociedade mais justa e igualitária!