EXECUTIVO X LEGISLATIVO

ZEMA VAI AO STF OBRIGAR ALMG A VOTAR RRF; ALMG REBATE NO SUPREMO

quarta-feira, 02/02/22 19:36 Ao lado esquerdo da imagem está o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no centro está uma escultura, simbolizando deusas greco-romanas das leis e da Justiça, localizada em frente ao STF e do lado direito está foto do presidente da ALMG, Agostinho Patrus.

Fotos: Isac Nóbrega/PRThiago MeloLuiz Santana

O ano começou quente entre os Poderes Executivo e Legislativo mineiros. No primeiro dia de retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), terça-feira, 1º de fevereiro, o governador Romeu Zema (Novo) foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir que ele determine que a ALMG não vote outros projetos antes de analisar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A Assembleia Legislativa de Minas Gerais não gostou e reagiu antes mesmo de ser notificada.

O governador argumentou, junto ao Supremo Tribunal Federal, que os deputados descumprem a Constituição Federal ao não aprovarem o RRF, pois o projeto está tramitando em regime de urgência, trancando a pauta, e, por isso, teria prioridade sobre os demais. O pedido de destravamento consta na ação ajuizada no STF como um pedido de liminar, que acabou distribuído ao ministro Nunes Marques. Nele, Zema (Novo) pede que a Corte determine à Assembleia que paute e vote o projeto de lei relativo ao RRF.

Em reação, nesta quarta, 2 de fevereiro, mesmo antes de ser notificada sobre a ação do governador, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da sua Procuradoria-Geral, pediu ao ministro Nunes Marques que não tome nenhuma decisão na ação impetrada pelo governador Romeu Zema (Novo) antes de ouvir a Casa. Segundo a ALMG informou ao jornal O Tempo, a “situação jurídica não é tão simples como quer fazer crer” o Governo de Minas.

O SINJUS-MG está acompanhando de perto todo o imbróglio e conversou novamente com assessores e deputados nesta quarta.

“É um equívoco do governo judicializar uma questão que é política. Isso não contribui para o aprofundamento do diálogo nem com a Assembleia nem com a sociedade civil. O governo já tentou esse caminho no final do ano passado e não deu certo. Agora está insistindo. Enxergo com certa perplexidade essa medida do Zema de buscar interferir no funcionamento do Legislativo pelo Judiciário para atender interesses próprios e em uma matéria tão polêmica”, afirmou o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado André Quintão (PT).

Em outubro de 2021, o ministro do STF Luís Roberto Barroso, responsável pelas análises das liminares que estão em vigor e que suspendem os pagamentos à União, deu um prazo de seis meses para que o estado decida sobre a adesão ao RRF. Desse modo, em abril, o magistrado deve reavaliar se mantém ou derruba as liminares.

O SINJUS segue firme na luta pela Data-Base e contra o Regime de Recuperação Fiscal. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre as futuras convocatórias e ações.

Sindicato é pra lutar!

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: Reunião de Sessão Legislativa no plenário da ALMG, na mesa há um homem branco em pé, que preside a sessão, o deputado Agostinho Patrus. Atrás desta mesa está o painel de votações. Em primeiro plano, no topo, há uma intervenção gráfica com a representação de um muro com o mapa de Minas Gerais sendo destruído por uma bola de demolição, que está com o rótulo de RRF (Regime de Recuperação Fiscal)
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA “NÃO HÁ CLIMA PARA VOTAÇÃO”, AFIRMA LÍDER DO GOVERNO terça-feira, 01/02/22 17:34 FOTO: Guilherme Bergamini / ALMG A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) retomou as atividades nesta terça-feira, 1º de fevereiro, após o recesso parlamentar, e o SINJUS-MG acompanhou de perto, conversou com vários parlamentares e já está traçando novas ... leia mais
#ImagemAcessível Fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sobre a foto, há uma ilustração de um punho cerrado para o alto com o conteúdo textual escrito na cor branca: Data-Base, eu não abro mão! 2020-2021.
DATAS-BASES SINJUS PEDE QUE PRESIDENTE DO TJ INTERCEDA JUNTO À ALMG quarta-feira, 02/02/22 16:21 Foto: Talk2lurch/Wikipédia As Datas-Bases 2020 e 2021 dos servidores do Judiciário mineiro e as dos servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MP) estão prontas para serem pautadas na ordem do dia da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco