Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra as mulheres aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos das mulheres, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.


Aplicativo MG Mulher

Pelo aplicativo, disponível gratuitamente para download nos sistemas operacionais Android e iOS, a mulher encontra, de acordo com a sua localização, endereços e telefones úteis, como de delegacias da Polícia Civil, unidades da Polícia Militar e Centros de Prevenção à Criminalidade, por exemplo. Todos os endereços são mostrados com a indicação de proximidade do local onde a mulher está.

Além disso, o aplicativo dispõe de conteúdos multimídias, repletos de informações relativas à temática da violência doméstica. São vídeos, textos e áudios que poderão auxiliar a mulher no enfrentamento do problema, ampliando o conhecimento e fortalecendo as tomadas de decisões. O aplicativo permite ainda que a mulher crie uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela poderá acionar de forma rápida, caso sinta que está em situação de perigo.


Delegacias da Mulher

As mulheres que sofrem violência podem procurar qualquer delegacia para relatar a ocorrência, mas é preferível que se dirijam às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), também chamadas de Delegacias da Mulher (DDM).

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência
Telefone: (31) 3330-5752
Endereço: Avenida Barbacena, 288 – Barro Preto – Belo Horizonte
A unidade policial funciona durante os sete dias da semana, 24 horas por dia.

Delegacia Virtual
Em Minas Gerais, a Polícia Civil de Minas Gerais também disponibiliza a opção de registro de violência doméstica e familiar por meio da Delegacia Virtual. É possível gerar de forma on-line registros de lesão corporal, vias de fato, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência praticados contra mulheres.

Outros órgãos

Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher (CAOVD)
Endereço: Rua Dias Adorno, 367 – Santo Agostinho – Belo Horizonte
Telefones:
(31) 98365-0394 // (31) 99994-4912 // (31) 98365-0394 // (31) 3337-6996 //
(31) 3330-8394

Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem)
Endereço: Rua Araguari, 210, 5º andar, Barro Preto – Belo Horizonte
Telefones:
(31) 98475-2616 // (31) 98239-8863 // (31) 2010-3171 // (31) 2010-3172

Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais
Casa de Direitos Humanos
Endereço: Av. Amazonas, 558 – Centro – Belo Horizonte
Telefone: (31) 3270-3618/3619
Site: conselhos.social.mg.gov.br/cem/


Campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”

O Conselho Nacional de Justiça e a Associação dos Magistrados Brasileiros, por meio da Campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” criaram um canal silencioso de denúncia para as vítimas que não conseguem fazer o registro das demais formas mencionadas acima, permitindo que se identifiquem com um X na mão feito de batom ou qualquer outro material em farmácias e drogarias (previamente cadastradas na Campanha) para que seja acionada a Polícia Militar, por meio do Disque 190, oportunidade que será acolhida e encaminhada à rede de proteção.