TRAMITAÇÃO NA CÂMARA

FENAJUD BUSCA APROVAÇÃO DE PL QUE PERMITE SERVIDOR EXERCER A ADVOCACIA

sexta-feira, 03/12/21 18:47 Representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e da Federação dos Trabalhadores do Ministério Público (FENAMP) estão sentados à mesa e ao centro está o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP-PB.

Foto: Fenajud/Divulgação

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e a Federação dos Trabalhadores do Ministério Público (FENAMP) estiveram reunidas nesta semana em pauta positiva para a categoria: as entidades estiveram em longo debate com o Dep. Aguinaldo Ribeiro PP-PB para tratar a respeito do Projeto de Lei n. 5.284/2020. O PL em questão tem a emenda de nº 13, do Dep. Bohn Gass, do Rio Grande do Sul, que assegura aos servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário o direito de também exercerem a advocacia. A FENAJUD foi representada na reunião pelo seu secretário-geral, José Ivonaldo, que também é presidente do SINTAJ-PB.

De acordo com informações da secretaria-geral, “no caso dos servidores do MP, estes apenas ficarão impedidos de atuar em ações contra a Fazenda Pública que os remunere, assim como nos processos em que o ramo do Ministério Público a que esteja vinculado for parte ou atuar como fiscal da lei. No caso dos servidores do Judiciário nacional, estes só não poderão atuar contra a Fazenda Pública que os remunere, assim como nos processos que tramitam perante os juízos e tribunais aos quais estejam vinculados”.

A PL trata do exercício da advocacia e, entre outros dispositivos, seus limites e impedimentos. “Caso aprovada, em conjunto com a emenda de n. 13, os servidores do Judiciário, formados em Direito poderão exercer a advocacia, com as ressalvas apresentadas. Isso representa uma das maiores vitórias para os servidores do Judiciário e do MP, formados em direito, em todo país”, ressalta José Ivonaldo.

A FENAJUD e a FENAMP, pelo exaustivo trabalho realizado junto a lideranças dos partidos na Câmara dos Deputados ao longo dos últimos meses, entendem que há grande chance de aprovação da matéria naquela Casa antes do fim do ano. Após aprovado, o Projeto de Lei será encaminhado para apreciação do Senado.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco