DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

JUSTIÇA RACIAL NÃO É UM DIREITO, É UM DEVER DE TODA A SOCIEDADE

sexta-feira, 19/11/21 18:37 fundo cinza com destaque ao centro para um jovem negra, de cabelos crespos, usando camisa preta e segurando ao alto um cartaz com os dizeres: Lutar contra o racismo é fazer Justiça!

Neste sábado, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, que marca a luta e a resistência dos negros no Brasil por igualdade de oportunidades, tratamento digno e justiça racial. Nesta e em todas as outras datas do ano, o SINJUS-MG coloca-se ao lado das cidadãs negras e dos cidadãos negros contra o racismo e o preconceito, pois é um dever de toda a sociedade respeitar e fazer cumprir todos os direitos, sem distinção.

Infelizmente, o Brasil é uma nação que persegue, oprime, discrimina e mata sistematicamente a maior parcela de sua população. Por isso, não há de se pensar em país desenvolvido quando as políticas sociais, as estruturas de representatividade, as forças policiais e a parte branca da população pensam e agem conforme concepções ultrapassadas de séculos atrás.

Neste Dia da Consciência Negra, todos precisamos parar de negligenciar um dos mais gritantes aspectos da nossa sociedade: o Brasil é um país racista!

Os números da vida real mostram isso:

  • 57% da população brasileira é preta ou parda, segundo o IBGE, mas;
  • 66,7% da população carcerária é negra, segundo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública;
  • 77% das vítimas de assassinato no país em 2019 são pretos ou pardos, segundo o Atlas da Violência;
  • 75% das pessoas mortas pelas polícias são negras, segundo a Rede de Observatórios da Segurança;
  • 61% das vítimas de feminicídio no Brasil são mulheres negras, segundo o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados econômicos e da política também mostram uma dura realidade:

  • 63,3% é o quanto, em média, um trabalhador branco recebe a mais que um negro, segundo o IBGE;
  • 16,6% é a taxa de desemprego de negros, contra 11,7% de brancos, segundo o IBGE;
  • 77% entre pessoas com menor renda são pretas e pardas, segundo o IBGE;
  • 27,3% são os cargos legislativos ocupados por negros, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Diante desses números e vários outros não listados, torna-se muito improvável que você não tenha sofrido ou presenciado no seu cotidiano diversos casos de racismo ou discriminação.

Não podemos fechar os olhos, pois reiteradamente crimes e atentados contra os direitos e a dignidade das pessoas negras acontecem ao seu redor, seja no trabalho, nas reuniões de família, nos encontros de amigos, nos momentos de lazer, no espaço público e até mesmo em ambientes de ensino.

Por isso, o SINJUS reforça: é um dever de cada cidadão e de cada cidadã denunciar o racismo e efetivar a justiça racial em todos os lugares, todos os dias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco