REFORMA ADMINISTRATIVA

FENAJUD E SINJUS DIZEM NÃO À PEC 32 DURANTE ATO EM RECIFE

sexta-feira, 05/11/21 15:14

Foto: Fenajud/Divulgação

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, que trata da reforma administrativa, segue em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto é extremamente prejudicial para a sociedade e traz uma série de prejuízos também para os servidores e servidoras. Uma situação que chamou atenção da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), do SINJUS-MG e dos sindicatos foi a presença do deputado federal Fernando Monteiro, convidado da 120ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais, que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Recife (PE), para falar sobre a proposta.

Alerta à possibilidade de defesa da PEC 32 no evento da magistratura e do convencimento dos presidentes dos Tribunais, que estão fora da Reforma, de que a Proposta é “positiva e benéfica para o país”, a Federação – em parceria com o Sindjud-PE, viu a necessidade de convocar sua base e realizar o Encontro de Lideranças Sindicais Contra a PEC 32.

Na tarde dessa quarta-feira (3/11), os dirigentes da Fenajud e das entidades de base da Federação acompanharam a palestra sobre Neoliberalismo e o ataque ao serviço público: a PEC 32/2020 e outras ofensivas. Os participantes também acompanharam a apresentação de um balanço da luta encampada contra a proposta em Brasília. Após o longo debate, as entidades produziram a “Carta de Recife”.

O documento, entre outras coisas, detalha os prejuízos da PEC 32. O material foi entregue pela coordenadora-geral da Fenajud, Arlete Rogoginski; pelo coordenador de Finanças da entidade, Roberto Eudes; e pelo diretor do Sindjud-PE, Giuseppe Mascena, ao assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Thompson, na manhã desta quinta (04).

Uma das reivindicações inseridas no texto era a participação de uma representação sindical no debate sobre a PEC para garantir o ponto de vista contrário, o que lhes foi negado. O documento também cobrou que o Colégio de Presidentes emita posição contrária em todos os termos da atual proposta. A tentativa de diálogo aconteceu no início da manhã.

A atividade contou com a participação dos sindicatos: Sindjud-PE, Sinjusc, Sindijus-PR, Sindijus-MS, Sinsjusto, Sindjustiça-GO, Sinjap, SINJUS-MG, Serjusmig, Sintaj BA, Sindijus SE, Serjal, Sintaj-PB, Sindjustiça RN e Sindjustiça CE, que estavam munidos de cartazes, faixas e bandeiras de vários estados.

Wagner Ferreira de pé e gesticulando enquanto discursa contra a PEC 32 em ato na cidade de RecifeO SINJUS foi representado pelo seu coordenador-geral e também coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wagner Ferreira. Os dirigentes participaram das discussões e também do ato realizado próximo ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. Durante o protesto contra a PEC 32, Wagner Ferreira destacou que a atuação das entidades sindicais tem colocado grandes obstáculos às pretensões da base governista que tentam retirar direitos e precarizar o serviço público .

Força feminina

A Fenajud também chama atenção para a presença massiva das mulheres na atividade – como as coordenadoras da Fenajud, as dirigentes do Sinsjusto, as dirigentes do Sindijus-PR e as servidoras da base, que participaram do Encontro de Lideranças.

A reforma ataca especialmente este gênero, tanto as servidoras públicas, quanto as usuárias dos serviços. E em ambos os casos, elas são maioria, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2020.

Com os ataques da reforma administrativa, as mulheres, que já estão em condições inferiores à dos homens, ficarão em situação consideravelmente pior. A reforma, que fala em “moralizar” o serviço público não prevê nenhuma ação para corrigir as discrepâncias salariais existentes entre homens e mulheres, ou para encerrar os constantes casos de assédio moral e sexual realizados contra elas no ambiente de trabalho.

Confira o ato na íntegra:

Proposta maléfica

Entre os tópicos polêmicos que a proposta traz, estão também: a retira da estabilidade dos servidores públicos – que pode gerar aumento nos casos de assédio moral; abertura de brechas para corte de salários, possibilitando a redução de jornada em até 25%, os municípios menores serão os mais atingidos.

A proposta possibilita ainda, caso aprovada, a diminuição da fiscalização de contratos, permitindo o aumento da corrupção dentro do Poder Judiciário; contratação sem concurso público, que pode gerar uma onda de indicações e insegurança jurídica, deixando nas mãos de pessoas despreparadas e sem compromisso com a ética lidando com processos que, muitas vezes, seguem em sigilo de justiça ou necessitam de capacitação especializada para lidar com eles.

A Fenajud  permanecerá mobilizada para derrotar a PEC e convida todos os sindicatos de base a continuarem ativamente na luta permanente por um judiciário democrático e que valorize efetivamente seus trabalhadores e trabalhadoras.

Fonte: Fenajud

Notícias relacionadas

Imagem de fundo vermelho escuro com a fotos recortadas em destaque de um homem (pele branca, cabelo curto castanho e vestindo camisa azul e blazer preto) e de uma mulher (pele clara cabelo castanho comprido). Conteúdo textual: Servidor público é a última defesa da população contra ganância política.”
TRABALHANDO PELO BRASIL SERVIDOR É A ÚLTIMA DEFESA CONTRA GANÂNCIA POLÍTICA quinta-feira, 28/10/21 11:12 Já se perguntou por que a Reforma Administrativa é tão defendida pelo centrão e pelo governo federal? A resposta é simples. A aprovação da PEC 32/2020 vai escancarar a máquina pública para os desmandos dos indicados políticos. Parlamentares dos ... leia mais
Charge com um homem com camisa estrita “servidor público” sendo assustado por outro homem vestindo boné com a aba para o lado, terno verde e camisa amarela escrita “PECs 57 e 32. Este segundo homem diz a seguinte frase para o primeiro: "Ráááááááááááá. Peczinha do Malandro, Glu, Glu, Ié, iééééé!".
ESPECIAL “ACORDA, SERVIDOR” A TÁTICA INFALÍVEL DOS GOVERNANTES quarta-feira, 27/10/21 14:20 O Brasil está em crise. Cerca de 17 milhões de famílias estão passando fome. No total, 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas no País. O que elas mais precisam agora é do apoio de políticas públicas e dos serviços ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco