ALERTA DE FRIO: SAIBA COMO AJUDAR QUEM PRECISA
quinta-feira, 29/07/21 18:19Uma frente fria vem chegando a Minas e já começou a derrubar as temperaturas. Conforme o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de frio deve se estender até a meia-noite de domingo. As temperaturas podem ficar abaixo de 5ºC em praticamente todas as regiões mineiras. Há também risco de geadas fortes nas áreas serranas do Sul do estado. Nesta época, é fundamental ajudar os necessitados, colaborando com as campanhas de solidariedade empreendidas por igrejas, organizações não governamentais e coletivos.
- CAMPANHA DO AGASALHO
A Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, da Arquidiocese de Belo Horizonte, mantém a Campanha do Agasalho. Cobertores, agasalhos, toucas, meias e outras peças de vestuário podem ser doados na própria Acolhida ou na iniciativa Canto da Rua Emergencial, responsável por diariamente amparar as pessoas que vivem nas ruas da cidade, neste tempo de pandemia.
As doações reunidas na Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida são destinadas à Pastoral de Rua da Arquidiocese de BH, que, diariamente, leva amparo aos que mais sofrem com o frio. O fruto da solidariedade também é partilhado com famílias pobres de diferentes regiões da capital e RMBH, a partir da rede de paróquias da arquidiocese – de modo descentralizado, sem aglomerações, os donativos chegam a quem precisa.
Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida
Dia: 2ª a 6ª
Horário: 8h às 15h
Endereço: Rua Além Paraíba, 208, Lagoinha
Telefone: 3422-7141
Canto da Rua Emergencial
Dia: 2ª a 6ª
Horário: 13h às 17h
Endereço: Serraria Souza Pinto, Avenida dos Andradas, 625, Centro
Doações via transferência bancária
A Arquidiocese de BH pede que, se possível, seja informado o objetivo da doação: Campanha do Agasalho
Contas da Providens – Ação Social Arquidiocesana
Pix: 31989789390
Itaú
Ag: 1403
C/C: 4152-6
Santander
Ag: 3476
C/C: 13065289-4
- CAMPANHA “CALOR HUMANO”
O Serviço Social Autônomo (Servas) lançou a 7ª edição da campanha #CalorHumano, para arrecadar roupas, cobertores e acessórios de inverno. Em Belo Horizonte, os donativos podem ser entregues em 27 pontos. As peças doadas, conforme o Governo do Estado, serão repassadas para instituições filantrópicas que prestam assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em todo território mineiro, que não possuem condições de se aquecer no frio. Até o momento, o Servas já reuniu mais de 17 mil itens de inverno, que ajudou 75 instituições socioassistenciais em 32 municípios. A arrecadação continua até o dia 31 de agosto. Para contribuir basta entregar a doação em um dos 27 pontos de coleta da campanha solidária:
Sede do Servas
Av. Cristóvão Colombo, 683
Defensoria Pública de Minas Gerais
Rua Guajajaras,1707, 8º andar, Bairro Barro Preto
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec)
Cidade Administrativa – Edifício Minas – 10º andar
Unidades do supermercado Verdemar
Av. Nossa Senhora do Carmo, 1900 – São Pedro
Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes
Av. Raja Gabáglia, 3600 – Estoril
Av. do Contorno, 6061 – São Pedro
Rua Guaicuí,700 – Luxemburgo
Rua Turquesa, 721 – Prado
Av. Professor Mário Werneck, 1500 – Buritis
Rua Viçosa, 572 – São Pedro
Rua Vancouver, 40 – Jardim Canadá – Nova Lima
Rua Fernandes Tourinho, 471 – Funcionários
Rua do Ouro, 195 – Serra
Av. Santa Rosa, 8496 – São Luiz
Av. Presidente Tancredo Neves, 2700 – Paquetá
Av. Cristiano Machado, 2130 – Cidade Nova
Shopping DiamondMall
Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes
Unidades do supermercado Super Nosso
Gonçalves Dias, 2001 – Lourdes
Av. Professor Mário Werneck, 2273 – Buritis
Rua Guaicuí, 355 – Coração de Jesus
Av. Nossa Sra. do Carmo, 2780 – Santa Lúcia
Rodovia MG 30, 8625 – Vale do Sereno
Av. Afonso Pena, 3328 – Cruzeiro
Av. Portugal, 2481 – Jardim Atlântico
Av. Gen. Olímpio Mourão Filho, 717 – Planalto
Av. Heráclito Mourão de Miranda, 1700 – Castelo
Mais informações: (31) 3349-2400 – [email protected]
- DISQUE 153
Por causa das baixas temperaturas registradas no últimos dias e a previsão de chegada de uma nova frente fria, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou um plano de contingências para acolher e proteger a população de rua.
O período crítico vai até 5 de agosto e será utilizada a estrutura do Centro de Operações (COP), que fica na BHTrans, no bairro Buritis, região Oeste da capital, para monitorar os trabalhos.
Numa ação conjunta, equipes do Serviço de Abordagem Social, Consultório de Rua e BH de Mãos Dadas, que atuam nas nove regionais da cidade, vão entregar cobertores e intensificar o encaminhamento das pessoas para unidades de acolhimento. Atualmente, o município conta com 600 vagas diárias, com oferta de alimentação, higienização, guarda de pertences e pernoite.
Outra medida é a adoção de um protocolo especial nos serviços de saúde. Caso agentes públicos em campo, de qualquer área, percebam que uma pessoa em situação de rua tenha sinais de hipotermia ou agravos, ela será encaminhada para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
O Centro de Operações vai funcionar em regime de plantão de 24 horas para compartilhar orientações com os agentes que estiverem nas ruas e que identificarem situações de emergência. Em casos de emergência no período da noite, a população também poderá acionar o telefone de plantão (153).