SINDICATOS E IPSEMG SE REÚNEM PARA DEBATER MELHORIAS
sexta-feira, 02/07/21 17:52Sindicatos que representam várias categorias de servidores públicos participaram de uma reunião nesta quinta-feira, 1º de julho, com o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Thiago Bernardo Borges, para debater soluções para os problemas constatados nos serviços de saúde oferecidos pelos credenciados ao Instituto. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires.
Uma das demandas apresentadas pelas entidades foi a reforma do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP). “Algumas alas do HGIP já foram fechadas por falta de estrutura adequada. Os elevadores param de funcionar com frequência por serem velhos. São situações que, constantemente, prejudicam o serviço. Essa reforma é urgente”, apontou Alexandre.
Outra reivindicação importante é em relação à realização de concurso público. Os sindicatos denunciaram que atender os usuários no HGIP, por exemplo, virou um desafio também pela falta de pessoal. Eles solicitaram um novo certame para selecionar mais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas.
Um assunto, que já tinha sido pauta de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no mês passado, foi a reestruturação dos conselhos do Ipsemg. “Os conselhos de beneficiários e deliberativo são a única via para garantir que quem precisa, tenha um atendimento digno. É o único meio para que os usuários tenham voz e para que os problemas no sistema tenham solução”, explica o coordenador-geral do SINJUS.
O papel de fiscalização exercido pelos conselhos também é essencial. O dirigente do SINJUS lembra que, em meados de 2018, o Ipsemg viveu uma das piores crises da sua história, motivada por má gestão e pela decisão do governo do Estado de reter os recursos que deveriam ser repassados ao Instituto. O repasse desses valores, inclusive, foi cobrado na reunião.
Os sindicalistas também cobraram a ampliação das unidades de saúde em todo o Estado, sugerindo o credenciamento do Hospital Socor, em Belo Horizonte, do Hospital Madrecor, em Uberlândia, e do Hospital São Lucas, em Unaí, além da manutenção do atendimento geral do Hospital de Ipatinga. Dessa forma, várias regiões receberão reforço no atendimento médico-hospitalar. Ainda foram demandadas melhorias na rede de exames de imagem realizados pelo serviço próprio da região metropolitana de Belo Horizonte, como a aquisição de mais aparelhos de tomografia e de ressonância magnética, aumento de cotas na rede credenciada e aumento dos valores da consulta e do teto para os dentistas credenciados.
Fique ligado no nosso site e nas nossas mídias e acompanhe os próximos passos dessa luta.
SINDICATO É PRA LUTAR!