ESCUTA E AFETO MARCAM 2º ENCONTRO D’ELAS
quinta-feira, 24/06/21 17:57Em mais uma noite de acolhimento e bom papo, o Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG realizou o 2º Encontro D’elas. Em discussão, a atuação das mulheres no movimento sindical e a necessidade de ampliar a participação feminina na política. Cerca de 20 mulheres participaram do encontro.
A diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio, abriu o encontro dando boas-vindas a todas e explicando os objetivos do espaço. “Queremos que todas as mulheres se sintam à vontade para contribuir com nossas discussões. Estamos abertas para falar sobre o que vocês quiserem. Chamem as colegas, mães, irmãs e filhas”.
Na sequência, ela apresentou a convidada da noite, a servidora aposentada do TJMG Cleonice Amorim de Paula, que já foi diretora e presidenta do Sindicato. Em um bate-papo descontraído, Cleonice trouxe um pouco de suas vivências, relatando os desafios de ser mulher e negra no Brasil. A servidora ressaltou a importância de ampliarmos as discussões sobre o feminismo negro. Essa vertente do movimento feminista foca nas dificuldades impostas no dia a dia de mulheres negras, inseridas em um contexto de desigualdades básicas provocadas pelo racismo e pelo patriarcalismo.
Cleonice relembrou sua trajetória como sindicalista, em uma época em que as dificuldades do movimento pela defesa das demandas da categoria eram outras. Os servidores ainda estavam entendendo a importância de irem atrás dos seus direitos. Algumas participantes do NM contaram histórias e relembraram, com orgulho, lutas que compartilharam ao lado de Cleonice que, além de ter sido presidenta do SINJUS na gestão 1992-1994, foi diretora de Comunicação Social na gestão 1994-1996. Até hoje, a servidora é atuante nas mobilizações.
Representatividade
O Núcleo das Mulheres surgiu como um espaço para dar mais voz às mulheres, para discutir e lutar por causas em comum, para unir as servidoras e mostrar a força feminina. Por isso, a novidade é que o Encontro D’elas vai passar a trazer também como convidadas as próprias participantes. “Nosso grupo é muito diverso. São mulheres com origens, carreiras e talentos diferentes. Todas passaram por experiências distintas e têm histórias incríveis. Queremos mostrar que cada uma tem sua particularidade e pode acrescentar um pouco ao Núcleo”, explica Cristiane.
Os encontros também têm como objetivo debater a igualdade de gênero, raça e a diversidade sexual e trabalhar estratégias para mudar a cultura machista, em casa, no círculo de amizades ou no ambiente de trabalho. Participe da próxima reunião! Entre para o nosso grupo e receba o convite para esse encontro e para todas as nossas atividades e vantagens exclusivas. Clique aqui e se inscreva agora.