FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS

SINDICATO DE BRUMADINHO CONSEGUE INDENIZAÇÃO DA VALE

quinta-feira, 10/06/21 14:28

Uma ação impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Ferro e Metais Básicos de Brumadinho e Região conseguiu decisão favorável na 5ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para 131 famílias de funcionários da Vale mortos no desastre da Mina Córrego do Feijão sejam indenizadas em RS 1 milhão. A iniciativa mostra a importância de entidades representativas na defesa dos direitos dos trabalhadores. A ação do Sindicato busca compensar essas famílias por suas perdas e também responsabilizar a mineradora pelas mortes.

Na sentença proferida nessa quarta-feira, dia 9 de junho, a juíza titular Vivianne Celia Ferreira determina que a indenização “para reparação do dano-morte” deverá ser recebida por espólios ou herdeiros das vítimas.

“Considerado na natureza do bem ofendido e que o dano-morte decorre da própria ofensa, é impertinente pesquisa envolvendo intensidade do sofrimento ou da humilhação, possibilidade de superação física ou psicológica, os reflexos pessoais e sociais da ação ou da omissão, a extensão e a duração dos efeitos da ofensa, as condições em que ocorreu a ofensa ou o prejuízo moral, ocorrência de retratação espontânea, o esforço efetivo para minimizar a ofensa e o perdão, tácito ou expresso e o grau de publicidade da ofensa. A culpa é em grau gravíssimo”, define a magistrada.

A decisão é de 1ª Instância, assim a Vale ainda pode recorrer da decisão. O crime ambiental e trabalhista ocorreu em 25 de janeiro de 2019, matando 270 pessoas. Dessas, 131 eram trabalhadores ligados diretamente à Vale, segundo o Sindicato que moveu a ação.

Além das mortes, o rompimento da barragem provocou um rastro de destruição atingindo, casas, propriedades rurais, empreendimentos comerciais e o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco.

Com informações do Portal G1

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco