DIVIRTA-SE COM AS DICAS DO SINJUS CULTURAL #39
sexta-feira, 21/05/21 17:32O SINJUS-MG selecionou mais dicas culturais para levar entretenimento e conhecimento para o seu final de semana. É importante reforçar que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou e vidas estão em risco. Portanto, contribua, ficando em casa.
FILME
O som do silêncio
O filme conta a história de Ruben, um jovem baterista e ex-viciado, que começa a perder a audição. Quando um médico lhe diz que seu estado vai piorar, ele pensa que sua vida e carreira acabaram. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. A adaptação à nova vida traz tensão e angústia, que, por fim, deve escolher entre seu novo normal ou a vida como conhecia. O longa recebeu 6 indicações ao Oscar 2021 e levou a estatueta de Melhor Som.
O filme está disponível no Prime Vídeo.
ONLINE
Semana de Museus
Nesta semana em que é comemorado o Dia Internacional de Museus, o público de todo o País pode participar da 19ª Semana Nacional de Museus. A programação conta com a mobilização de instituições museológicas de vários estados. O tema deste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. As atrações prosseguem até o dia 23 de maio, domingo. Serão realizadas, entre outras atividades, palestras, exibição de filmes, contação de histórias, oficinas, shows musicais e rodas de conversa. A programação completa pode ser acessada por meio do site do programa, por regiões, cidades e instituições participantes. Basta escolher a região e a cidade de interesse. Clique aqui.
CONCERTO
O Mundo pastoral
A primeira das nove monumentais sinfonias de Beethoven, a Sinfonia nº 1 em Dó maior, op. 21, está na programação da Filarmônica de Minas Gerais, nesta sexta-feira, dia 21 de maio, às 20h30. Os 50 anos da morte de Stravinsky serão celebrados pela Orquestra com a execução, pela primeira vez, da obra “O fauno e pastora”, que terá a participação da mezzo-soprano brasileira Luisa Francesconi. A Sinfonia nº 6, a Pastoral, de Beethoven, encerra o repertório. A regência é do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais.
Por enquanto, a autorização para a retomada das atividades da Orquestra não prevê a presença de público na Sala Minas Gerais. O concerto terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube. Durante a apresentação, haverá um intervalo de 20 minutos, quando serão realizados os Concertos Comentados, palestras em que especialistas comentam o repertório da noite. O palestrante da noite é Werner Silveira, curador do projeto e percussionista da Filarmônica de Minas Gerais.