LIVE VAI AVALIAR A ARRECADAÇÃO DE MG E A DATA-BASE
terça-feira, 13/04/21 07:10Mesmo no pior momento da pandemia de Covid-19, Minas Gerais tem conseguido manter uma arrecadação estável e, em alguns meses, até maior do que no ano passado. Alguns fatores contribuíram para esse desempenho como o crescimento das receitas próprias do Estado (impostos e taxas) e as transferências vindas do governo federal. Esse cenário positivo interfere diretamente no cumprimento dos direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, como a Data-Base. Vale lembrar que a categoria já amarga 15,34% de perdas salariais e, no próximo mês, a situação vai piorar com o vencimento da Data-Base 2021.
O assunto será debatido na Live SINJUS #10, nesta quinta-feira, dia 15 de abril, às 19h, entre o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, e o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Thiago Rodarte. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.
Arrecadação x Data-Base
A Covid-19 forçou governos e prefeituras a decretarem o fechamento de comércios e serviços como forma de tentar conter a pandemia. Com menos atividade econômica, a tendência era de que a arrecadação com impostos, taxas e contribuições ficasse prejudicada. Mas em Minas Gerais, o cenário tem sido diferente em 2021. De acordo com Dieese, a arrecadação do Estado nos meses de fevereiro e março, por exemplo, superou positivamente as expectativas, registrando grande crescimento em termos reais. O Orçamento do Judiciário aprovado também supera o de 2020. Ou seja, o cenário atual permite o cumprimento da recomposição das perdas inflacionárias dos servidores.
Para que ele se mantenha, o economista do Dieese, Thiago Rodarte, explica que o crescimento da arrecadação depende principalmente da evolução da pandemia de Covid-19 nos próximos meses. “Quanto mais forem respeitadas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades internacionais e quanto mais rapidamente a população for vacinada, mais velozmente e com maior consistência e economia e a arrecadação de impostos vão se recuperar e se manter em patamares que permitam a adequada atuação governamental”.
Participe da LIVE do SINJUS, entenda mais sobre o assunto e tire suas dúvidas! Esperamos você!
SINDICATO É PRA LUTAR!