SINDICATOS SE REÚNEM COM 1º VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA
sexta-feira, 09/04/21 18:16Nessa quinta-feira, dia 8 de abril, mais de 100 representantes de 70 entidades sindicais participaram de reunião com o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM). O objetivo foi buscar apoio e interlocução com a Mesa Diretora da Casa para que a tramitação da PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa federal, seja suspensa. O encontro foi viabilizado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) e também teve a participação do deputado Paulo Ramos (PDT-RJ). O SINJUS-MG foi representado pelos seus diretores de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, e de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo.
A reunião foi requerida pelo deputado Rogério Correia, que é um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. O parlamentar destacou que, recentemente, foram aprovadas a Reforma da Previdência e a PEC Emergencial, que já penalizaram os servidores.
“Uma matéria dessa importância não deve tramitar em meio à pandemia, pois retira direitos importantes dos servidores, como a estabilidade. Antes da Reforma Administrativa, é preciso fazer a Reforma Tributária”, afirmou Rogério Correia.
O deputado Paulo Ramos também se posicionou contra a Reforma Administrativa e também pediu a suspensão da tramitação da PEC 32/2020. “Estamos exercendo o mandato à distância. Isso não é bom para o País. Não há condições de debater uma Reforma Administrativa com o alcance dessa proposta por videoconferência”, ressaltou o pedetista.
Representantes de sindicatos, associações, federações e centrais sindicais também endossaram o pedido para que a Mesa Diretora da Câmara respeite o princípio democrático da Casa e retire a PEC 32/2020 de tramitação enquanto não houver espaço de pleno diálogo com a sociedade. Os dirigentes sindicais destacaram que a população está focada em sobreviver e em proteger a saúde de seus familiares.
Após ouvir o posicionamento dos parlamentares e das entidades, o primeiro vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, disse que o seu entendimento também é de que a Reforma Administrativa não deve tramitar neste momento. O deputado se comprometeu a tentar viabilizar uma reunião entre representantes dos servidores e da Frente do Serviço Público com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Marcelo Ramos também disse que conversará com o relator da PEC 32/2020 na Câmara, deputado Darci de Matos (PSD-SC), sobre as questões apresentadas durante a reunião.
O SINJUS e as entidades sindicais seguem firmes contra a Reforma Administrativa. Siga as nossas mídias sociais e fique informado sobre os próximos passos dessa batalha.
SINDICATO É PRA LUTAR!