CÍRCULO DO LIVRO VAI DEBATER FEMINISMO NEGRO
quarta-feira, 20/01/21 17:03Dentre as vertentes do movimento feminista, existe aquele denominado de feminismo negro, que foca nas especificidades das mulheres negras, inseridas em um contexto de desigualdades básicas provocadas pelo racismo e pelo patriarcalismo. O assunto é abordado com maestria pela filósofa, pesquisadora e ativista do feminismo negro Djamila Ribeiro no livro Quem tem medo do feminismo negro?.
Essa obra foi escolhida para ser debatida no primeiro encontro deste ano do Círculo do Livro do Núcleo da Mulher do SINJUS-MG, que será realizado no dia 27 de janeiro, às 19h, pela plataforma Google Meet. A discussão será mediada pela editora da Quintal Edições e bacharel em Letras, Carol Magalhães. Se você já é integrante do Núcleo, receberá o link da sala virtual no e-mail cadastrado, mas, se você ainda não fez o seu cadastro, basta confirmar os seus dados no link do final desta página.
Djamila Ribeiro destaca a importância de ter um movimento que trate de forma específica os preconceitos e as discriminações que as mulheres negras sofrem. No livro, a autora propõe reflexões que envolvem a sociedade e o racismo nela intrínsecos, questionando o porquê de o negro ser considerado diferente e inferior.
O Círculo do Livro é uma iniciativa que busca aliar cultura e literatura pela leitura de obras que abordem temas relevantes para uma formação cidadã.
Participe!