TRABALHO PRESENCIAL

CNJ ANALISA PCA DO SINJUS SOBRE GRUPO DE RISCO NO TJ

quarta-feira, 30/09/20 15:05

Para proteger as servidoras e os servidores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e que foram obrigados a retornar ao trabalho presencial no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG protocolou um Procedimento de Controle Administrativo (PCA) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Sindicato requereu que fosse concedida uma medida liminar determinando que esses servidores permaneçam em trabalho remoto enquanto durar a pandemia. O pleito começou a ser discutido pelo Plenário na tarde desta quarta-feira, dia 30 de setembro. Até o momento, oito conselheiros votaram e o placar está em 5 a 3 a favor da solicitação do SINJUS. A sessão de julgamento foi suspensa após um pedido de vista, e o PCA pode retornar à discussão na próxima reunião.

Diante da omissão do Tribunal em relação ao risco à vida e da falta de respostas aos questionamentos feitos pelo sindicato, o SINJUS decidiu acionar o CNJ.  Por decisão do conselheiro relator do PCA, a matéria foi submetida ao Plenário. Apesar do voto contrário do relator ao pleito, conselheiros abriram divergência e votação está a favor dos servidores do grupo de risco do TJMG. São precisos 8 votos para o PCA ser considerado procedente. Ainda não há data para a próxima sessão.

A solicitação do Sindicato leva em consideração o art. 2º, §6º da Resolução CNJ 322/2020, que determina que os tribunais devem manter a autorização de trabalho remoto para magistrados, servidores, estagiários e colaboradores que estejam em grupos de risco, até que haja situação de controle da Covid-19 que autorize o retorno seguro ao trabalho presencial, mesmo com a retomada total das atividades presenciais. São considerados grupo de risco idosos, pessoas com condições médicas pré-existentes/comorbidades, gestantes e lactantes.

No entanto, a Portaria Conjunta TJMG n. 1.047/PR/2020, em seu art. 2º, determina que todos os servidores participem do sistema de rodízio quando este é determinado pelo respectivo gestor de cada unidade. Com isso, ainda há exposição temerosa daqueles que estão mais vulneráveis à Covid-19, ou seja, os servidores e as servidoras do chamado grupo de risco.

Outro grupo que continua em desamparo, mesmo com legislação que lhes indica o teletrabalho, é o de pais e mães de crianças em idade escolar. Nesse caso, o Tribunal está descumprindo a Lei Estadual 23.675/2020, que prevê o direito.

Vale lembrar que o Executivo manteve a prioridade para a manutenção do teletrabalho aos servidores que se enquadram nas duas condições. Já o TJ, passados quase 20 dias desde que o SINJUS pediu explicações sobre a Portaria Conjunta n. 1.047/PR/2020 – que determinou o retorno imediato de todos os servidores ao trabalho presencial –,sequer se manifestou.

“O SINJUS não é contra a retomada do trabalho presencial, mas defende que os servidores do grupo de risco e as mães com filhos em idade escolar permaneçam trabalhando em casa. A participação de toda a categoria no rodízio de trabalho presencial é ilegal e expõe servidores a risco iminente. Essa situação é preocupante e não pode prevalecer.”, afirma o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires.

DENÚNCIAS 

Em matéria publicada nesta terça-feira, 29 de setembro, em seu Portal, o Tribunal afirma que é um dos pioneiros no Brasil a tomar medidas conscientes para a retomada das atividades presenciais na Primeira e na Segunda Instâncias, com todas as medidas necessárias para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. A publicação também afirma que, “conforme a avaliação da chefia, os funcionários podem trabalhar em escala de rodízio, para manter o distanciamento social e atender o público sem prejuízo das funções jurisdicionais”.

No entanto, o SINJUS continua recebendo denúncias de que o rodízio não ocorre em algumas unidades, e todos os servidores estão sendo convocados a trabalhar presencialmente, violando as normas de distanciamento. O Sindicato já comunicou o fato ao Tribunal e aguarda providências.

Os servidores que souberem de alguma situação irregular em relação às condições e à estrutura de trabalho podem e devem denunciar. Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o assunto “QUARENTENA COM SINJUS”. A identidade do informante será preservada.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

TELETRABALHO EXECUTIVO PROTEGE GRUPO DE RISCO NA RETOMADA; TJ NÃO! terça-feira, 15/09/20 18:14 As diretrizes para a retomada gradual do trabalho presencial dos servidores estaduais do Executivo foram publicadas nesta terça-feira, 15 de setembro, no Diário Oficial do Estado. Diferente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Executivo manteve a prioridade para a manutenção do teletrabalho aos servidores que se ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco