APOSENTADOS E PENSIONISTAS

MUDANÇA NA PREVIDÊNCIA É DETALHADA EM REUNIÃO DO NAP

quarta-feira, 23/09/20 17:46

O impacto da Reforma da Previdência em Minas Gerais para os aposentados e pensionistas foi o destaque da reunião virtual do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG, realizada nessa terça-feira, dia 22 de setembro. Durante o encontro, os dirigentes do Sindicato detalharam a luta travada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que reduziu os prejuízos previstos na primeira proposta do governador Romeu Zema (NOVO) e também abordaram a inércia do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em relação às demandas da categoria.

No início da reunião, o diretor de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar, agradeceu a presença dos filiados e abriu espaço para que o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, explicasse como foi a luta na ALMG para evitar uma maior retirada de direitos dos servidores ativos, aposentados e pensionistas.

O dirigente relatou as dificuldades enfrentadas em um cenário em que a participação dos sindicatos e a liberdade de manifestação dos servidores foram restringidos. Ainda assim, o SINJUS e as demais entidades representativas conseguiram articular com parlamentares aliados emendas importantes no texto que foi aprovado no Legislativo. Alexandre Pires também falou sobre a postura da nova gestão do TJMG, que se recusa a dialogar com os sindicatos, assegurando que o SINJUS seguirá firme defendendo os interesses de seus filiados e de toda a categoria.

Reforma da Previdência

Na sequência do encontro, o especialista em Direito Previdenciário e consultor jurídico do SINJUS, Abelardo Sapucaia, explicou as mudanças promovidas pela Reforma da Previdência em Minas Gerais, destacando também os pontos em que a atuação dos sindicatos evitou maiores danos.

Entre os avanços que beneficiam diretamente os aposentados e pensionistas, os sindicatos conseguiram impedir a possibilidade contribuições extraordinárias e a incidência de contribuição previdenciária nos benefícios a partir de um salário mínimo, permanecendo a regra de desconto apenas para quem ganha acima de três salários mínimos. Abelardo Sapucaia também destacou que foi mantida a isenção de descontos previdenciários dos servidores com doenças incapacitantes até o dobro do teto geral, ou seja, até seis salários mínimos.

Após a sua apresentação, o consultor jurídico do SINJUS também esclareceu as dúvidas dos que acompanharam a transmissão. Abelardo reforçou que quem tem direito adquirido não será afetado pelas novas regras e quem já recebe o abono permanência vai continuar a ter direito.

Servidoras e servidores fizeram questão de agradecer ao SINJUS pelas iniciativas de luta e pelos conteúdos produzidos pelos dirigentes e pelo especialista Abelardo Sapucaia.

ATENDIMENTOS DO SINJUS

Durante o encontro do NAP, foi reforçado que os filiados ao SINJUS contam com orientação individual gratuita com o especialista Abelardo Sapucaia. Neste momento de pandemia, o atendimento é por meio virtual. Basta enviar e-mail para [email protected] com nome completo, data de nascimento, data de ingresso no TJMG e as dúvidas que tem sobre a situação previdenciária.

Os aposentados e pensionistas filiados ao SINJUS também contam com atendimento nutricional e psicológico gratuitos, realizados de forma online. Para agendar uma consulta, basta enviar um e-mail com nome completo e matrícula para [email protected] ou entrar em contato pelo WhatsApp (31) 98738-8640.

Nesta pandemia, o NAP também adaptou as suas atividades de modo a viabilizar que elas continuassem à disposição dos filiados por meio virtual. O projeto Independência Digital é gratuito aos aposentados e pode ser agendado pelo WhatsApp do SINJUS. Já os atendimentos do projeto Memória Ativa devem ser agendados diretamente com a instrutora Débora, no (31) 99600-3044, e os do Ateliê de Pintura podem ser marcados com o professor Richard pelo (31) 99341-4983.

Notícias relacionadas

LC 156/20 REFORMA DA PREVIDÊNCIA É SANCIONADA SEM VETOS quarta-feira, 23/09/20 13:41 O governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), sancionou nesta terça-feira, 22 de setembro, a Lei Complementar (LC) 156/20, que contempla parte da Reforma da Previdência. O ponto principal do texto oriundo do Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2020, é ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
E AGORA? ZEMA DIZ QUE MG NÃO TEM RECURSOS PARA QUITAR DÍVIDA COM UNIÃO; PRAZO TERMINA NESTE MÊS  quinta-feira, 04/07/24 17:17 A renegociação das dívidas dos estados com a União foi um assunto que ganhou ...
Foto de uma reunião formal com doze pessoas sentadas ao redor de uma mesa de conferência, com bandeiras ao fundo, estão presentes os representantes do Serjusmig, do SINDOJUS/MG, além do coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Na cabeceira da mesa, está o novo presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, NEGOCIAÇÃO EM PRIMEIRA REUNIÃO COM O NOVO PRESIDENTE, SINDICATOS REITERAM PAUTAS URGENTES DA CATEGORIA quarta-feira, 03/07/24 19:20 Na tarde desta quarta-feira (03), o novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas ...
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco