PREVIDÊNCIA

DEPUTADO DO RIO ALERTA PARA RISCO DA REFORMA EM MINAS

sexta-feira, 21/08/20 18:09

 

Na tarde desta sexta-feira, dia 21 de agosto, representantes do SINJUS-MG e de outras entidades representativas do funcionalismo público mineiro se reuniram com a deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL-MG), com o deputado estadual Professor Cleiton (PSB-MG) e com o deputado estadual e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), Flávio Serafini (PSOL-RJ). No encontro virtual, foram discutidos os riscos que a Reforma da Previdência vai trazer para os servidores públicos de Minas Gerais, pois o modelo proposto é similar ao implementado no estado fluminense e que causou um rombo na casa dos R$ 38 bilhões aos beneficiários.

O envio do projeto em meio à pandemia e a pressão que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), está exercendo sobre alguns deputados mineiros para que a Reforma da Previdência seja aprovada sem a participação popular chamaram a atenção dos dirigentes sindicais desde o início. O sinal de alerta ficou ainda mais forte diante da recusa do governo de apresentar estudos atuariais completos e do fato de o atual secretário de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa, ter sido o presidente da Rioprevidência no período em que ocorreram transações financeiras que quebraram o instituto de previdência fluminense.

“O deputado Flávio Serafini detalhou as gravíssimas consequências da gestão de Gustavo Barbosa à frente da Rioprevidência. É muito sério o fato de que alguém que tem esses antecedentes como gestor esteja à frente de um projeto dessa magnitude em Minas Gerais. Isso nos preocupa bastante, principalmente porque, novamente, nenhum estudo técnico é disponibilizado e a proposta do governo Zema está sem transparência alguma”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Segundo o presidente da CPI da Rioprevidência, Flávio Serafini, na época da mudança no regime previdenciário no Rio de Janeiro, os gestores e o governo estadual se aproveitaram de uma reforma previdenciária aprovada sem a devida transparência para realizar operações de crédito extremamente prejudiciais aos cofres públicos. “A situação é semelhante à que ocorre atualmente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pois tanto as propostas quanto os atores políticos coincidem. Precisamos defender nossos direitos e cobrar responsabilidade dos parlamentares que estão dando aval à proposta sem sequer analisar dados técnicos”, complementa o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Por isso, em audiência pública realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da ALMG, no dia 19 de agosto, o deputado Professor Cleiton conseguiu aprovar um requerimento pedindo informações ao Ministério Público do Rio de Janeiro e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) sobre a apuração dos procedimentos da Operação Delaware, que teria falido o Rioprevidência e que tinha o atual secretário Gustavo Barbosa como um dos envolvidos.

Além da retirada de direitos dos servidores e aumento da alíquota de contribuição e das idades mínimas para a aposentadoria, a Reforma da Previdência do governo Zema, contida no Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2020 e na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020, prevê a divisão do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Essa proposta também é fortemente rejeitada pelos beneficiários mineiros, que temem ter prejuízos semelhantes aos dos servidores do Rio de Janeiro.

Reforma pode voltar a tramitar

O SINJUS e outras 20 entidades que compõem a Frente Sindical em Defesa da Previdência continuam se articulando e buscando apoio de deputados estaduais para tentar impedir o desmonte da Previdência Social em Minas Gerais. Parlamentares da base governista estão pressionando para que o PLC 46/2020 e a PEC 55/2020 volte a tramitar agora em setembro.

Contudo, os sindicatos seguem defendendo a retirada da proposta da pauta até que o período da pandemia seja superado, e as cidadãs e os cidadãos possam participar presencialmente dos debates no Legislativo mineiro.  Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre o andamento dessa luta e as futuras convocatórias.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco