APOSENTADOS E PENSIONISTAS

PSICÓLOGA ORIENTA COMO REDUZIR EFEITOS DA QUARENTENA

quinta-feira, 20/08/20 18:32

Nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG realizou a sua terceira reunião virtual, com destaque para a palestra da psicóloga Luciana Gaudio. A especialista deu vários exemplos e algumas dicas de como evitar o adoecimento mental durante este período de isolamento social. No encontro, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, também informou sobre as lutas da categoria, entre elas a da Reforma da Previdência em Minas, que vai impactar direitos de aposentados e pensionistas.

Durante a sua apresentação, Luciana Gaudio afirmou que é necessário manter o corpo e a mente ativos e que cuidados simples garantem uma melhor qualidade de vida neste período. A psicóloga recomenda manter uma rotina de exercícios diários, cuidar da alimentação, manter o contato virtual ou por telefone com amigos e familiares, continuar com os tratamentos terapêuticos e médicos e não abusar do uso de equipamentos eletrônicos, principalmente uma hora antes de dormir. “O autocuidado é essencial e deve percorrer a parte psicológica, a biológica e a social”, reafirma Luciana Gaudio.

Ao final da palestra, os membros do NAP enviaram perguntas e também falaram de seus desafios durante a pandemia.

Lutas da categoria

Na segunda parte da reunião, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, deu um panorama sobre as lutas em curso do Sindicato, destacando a definição da Pauta de Reivindicações ao TJMG, que contempla a Data-Base e o Auxílio-Saúde, que são benefícios de interesse dos aposentados e pensionistas.

O dirigente também atualizou os filiados sobre as ações do Sindicato contra a Reforma da Previdência que está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre os pontos que podem impactar os membros do NAP, estão a contribuição previdenciária sobre aposentadorias e pensões e a possibilidade de contribuições extraordinárias. Alexandre afirmou que o SINJUS e outras entidades estão conseguindo avançar nas negociações com os deputados estaduais para amenizar e reduzir parte da retirada de direitos.

O diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar, destacou que a luta não pode parar. Vale lembrar que os filiados ao Sindicato contam com orientação individual gratuita sobre Direito Previdenciário com o especialista Abelardo Sapucaia. Neste momento de pandemia, o atendimento é por meio virtual, bastando enviar e-mail para [email protected] com nome completo, data de nascimento, data de ingresso no TJMG e as dúvidas que tem sobre a situação previdenciária.

Sorteio

Ao final da reunião, foi realizado o sorteio de uma cesta de delícias da loja Mundo de Anna entre os filiados aposentados que estavam online. A felizarda foi a Elizabeth Silva.

ATENDIMENTOS DO SINJUS

Alex Aguiar lembrou ainda que os aposentados e pensionistas filiados ao SINJUS contam com atendimento psicológico gratuito, realizados de forma online pela própria Luciana Gaudio. Para agendar uma consulta, basta enviar um email com nome completo e matrícula para [email protected] ou entrar em contato pelo WhatsApp (31) 98738-8640.

Os atendimentos nutricionais e os do projeto Independência Digital também são gratuitos e podem ser agendados pelo WhatsApp do SINJUS. Já as atividades do projeto Memória Ativa devem ser agendadas diretamente com a instrutora Débora, no (31) 99600-3044, e as do Ateliê de Pintura podem ser marcadas com o professor Richard, pelo (31) 99341-4983.

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco