NOTA DE APOIO À GREVE DOS SERVIDORES DO TJRJ
segunda-feira, 29/06/20 14:32O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância de Minas Gerais (SINJUS-MG) vem a público manifestar seu apoio ao Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio (Sindjustiça-RJ) e à greve dos servidores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Os trabalhadores vinham tentando negociar, com o TJRJ, o retorno presencial das atividades, previsto para esta segunda-feira. A entidade argumentava que o ato normativo que estipulou a data de 29 de junho para retorno ao trabalho presencial foi elaborado sem a participação dos sindicatos e contraria as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde. Como não houve negociação, a categoria deflagrou greve do trabalho presencial.
Para o SINJUS, os colegas servidores do TJRJ poderiam continuar em trabalho remoto, preservando a saúde e evitando o contágio pela Covid-19, sem prejuízo para a sociedade fluminense. O próprio site do Tribunal mostra que, entre os dias 15 e 21 de junho, foram registrados recordes de despachos, um total de 160.254, e de atos cumpridos por servidores, que chegaram a 1.491.822 em uma semana, desde o início da adoção das medidas de prevenção ao novo coronavírus pelo Poder Judiciário do Rio de Janeiro, no dia 16 de março.
O SINJUS se solidariza com os colegas do Sindjustiça-RJ e repudia a ausência de proteção aos servidores da Justiça em um momento em que a orientação dos órgãos de saúde é pelo isolamento social.