CONFIRA AS DICAS DO SINJUS CULTURAL #4
sexta-feira, 05/06/20 18:58Nesta semana, em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, o SINJUS-MG traz novas sugestões de livros, filmes, artigos e documentários para você se informar sobre o tema e contribuir para a preservação da natureza. Esta é mais uma iniciativa da #QuarentenaComSINJUS. Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna.
FILME
Sob a pata do boi
A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, o rebanho era um décimo desse tamanho e a floresta estava quase intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, no processo, elegendo poderosos políticos para defender a atividade. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos da região a se tornarem responsáveis por monitorar as fazendas fornecedoras de gado e não comprar daquelas que têm desmatamento ilegal.
“Sob a Pata do Boi” é um filme de média metragem (49 minutos), que conta essa história. Dirigido por Marcio Isensee e Sá, a produção premiada é do site ((o))eco, de jornalismo ambiental, e do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Faz parte de um projeto de jornalismo investigativo que já dura dois anos e cujas reportagens podem ser lidas neste site.
O filme está disponível gratuitamente pela plataforma VideoCamp. Clique aqui para assistir.
LIVRO
Ideias para adiar o fim do mundo
O livro é uma adaptação de duas palestras realizadas pelo líder indígena Ailton Krenak, em Portugal, nos anos de 2017 e 2019. Ele critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza. De acordo com Krenak, a separação das pessoas da mãe Terra é um processo de abstração civilizatória, na qual o consumo as leva ao impedimento de viver a verdadeira cidadania. É justamente isso que está criando falta de sentido na vida, retirando o prazer de viver, de dançar e de cantar, o que transformou a humanidade em ‘humanidade zumbi’.(Clique aqui e confira uma entrevista com o autor Ailton Krenak).
À venda no Brasil com preços a partir de R$ 16,90.
DOCUMENTÁRIO
Nosso Planeta
A série documental “Nosso Planeta”, produzida pela Netflix com colaboração da WWF (World Wide Fund for Nature) é dividida em oito episódios e apresenta uma mensagem direta: a natureza é resiliente, mas precisa de ajuda. E é pela riqueza de detalhes que os filmes sensibilizam e convocam a audiência à reflexão. Durante quatro anos, mais de 600 pessoas participaram das filmagens, realizadas em 50 países diferentes. As gravações em 4k e o áudio com riqueza e variação de sons permitem a nós, espectadores, observar bem de pertinho sobretudo os comportamentos animais. “Nosso Planeta” é um convite para assistirmos ao que podemos perder e, ao mesmo tempo, recuperarmos a certeza de que temos a possibilidade de salvar nosso planeta.
O documentário está disponível na Netflix. Em comemoração à semana do meio ambiente a WWF Brasil programou uma série de aulas abertas com o tema “Como Salvar o Nosso Planeta”. Os vídeos estão sendo postados no Youtube e podem ser acessados por aqui.
Neste período de isolamento social, os atendimentos do SINJUS continuam sendo oferecidos pelos meios virtuais. Para envio de denúncias sobre as condições de trabalho durante o plantão extraordinário do TJMG, além de sugestões e solicitações, envie um e-mail para [email protected] com o assunto “Quarentena com o SINJUS”. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Instagram e no YouTube.