AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600 COMEÇA SER PAGO DIA 9/4
terça-feira, 07/04/20 18:13A Caixa Econômica Federal divulgou na tarde desta terça-feira o cronograma completo de pagamento das três parcelas do auxílio emergencial de R$ 600, que será pago pelo governo a partir de quinta-feira, dia 9/4. Para a primeira parcela, o repasse ainda variar de acordo com a data do cadastro de cada informal. A partir da segunda parcela, no entanto, os pagamentos serão divididos de acordo com o mês de aniversário.
O cronograma diz respeito apenas aos depósitos em conta. Ao menos 30 milhões devem receber o dinheiro por meio da poupança digital da Caixa, que não terá cartão magnético — portanto, o dinheiro não poderá ser sacado em caixas eletrônicos imediatamente. O banco público deve ainda liberar um segundo cronograma, detalhando apenas os prazos para retirada de dinheiro vivo das contas.
Veja a seguir quando serão pagas as parcelas:
Primeira parcela
- Trabalhadores informais que estão no Cadastro Único e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa: a partir de quinta-feira (9 de abril)
- Trabalhadores informais que estão no Cadastro Único e têm contas em outros bancos ou não têm conta: no dia 14 de abril (próxima terça-feira)
- Trabalhadores informais, microempreendedores individuais e autônomos que não estão no Cadastro Único: até 5 dias apos o cadastro no novo sistema do governo (não há uma data fixa)
- Beneficiários do Bolsa Família: de acordo com o calendário do benefício, a partir do dia 16 de abril
Segunda parcela
Trabalhadores informais no Cadastro Único e outros beneficiários que já tiverem se cadastrado no novo sistema:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 27 de abril
- Nascidos em abril, maio e junho: 28 de abril
- Nascidos em julho, agosto e setembro: 29 de abril
- Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 30 de abril
Beneficiários do Bolsa Família: de acordo com o calendário do benefício, a partir do dia 18 de maio
Terceira parcela
Trabalhadores informais no Cadastro Único e outros beneficiários que já tiverem se cadastrado no novo sistema:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 26 de maio
- Nascidos em abril, maio e junho: 27 de maio
- Nascidos em julho, agosto e setembro: 28 de maio
- Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 29 de maio
Beneficiários do Bolsa Família: de acordo com o calendário do benefício, a partir do dia 17 de junho
Aplicativo
Nesta terça-feira (7) foram lançados o site da Caixa e aplicativos para iOS e Android para os trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes da Previdência que ainda não têm informações no CadÚnico. O cadastramento também é necessário para as pessoas que não estavam no CadÚnico até o dia 20 de março. Quem não sabe se está no cadastro pode conferir a situação ao digitar o número do CPF no aplicativo.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, houve um acordo com empresas de telefonia para que mesmo as pessoas sem crédito no celular pré-pago possam baixar a ferramenta sem custo. A Caixa disponibilizou ainda a central 111 para tirar dúvidas sobre como fazer o cadastramento.
Contas digitais
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que criará 30 milhões de contas digitais para beneficiários sem conta em banco. Os beneficiários poderão movimentar a conta e fazer transferências gratuitamente, mas inicialmente não será possível sacar o dinheiro. Ainda será divulgado um cronograma para a realização de saques. Segundo Guimarães, haveria um “colapso” se fosse liberado o saque para todos ao mesmo tempo.
Guimarães informou ainda que fará transferência gratuita para contas em bancos privados e públicos estaduais nos casos de beneficiários que já têm conta.
Os recursos que forem transferidos para conta de beneficiários não poderão ser usados para pagar dívidas, como o cheque especial. Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, foi feito um acordo com os bancos para evitar que o auxílio seja usado para pagar automaticamente dívidas dos clientes.
Fonte: Jornal Extra e Agência Brasil