CARTILHA DO SINJUS EXPLICA MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA
terça-feira, 24/03/20 18:08No final de 2019, o governo federal conseguiu aprovar no Congresso Nacional a Reforma da Previdência, promovendo várias alterações na legislação e retirando direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que contribuem para o Regime Geral de Previdência Social (INSS). Por isso, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) editou a cartilha “Reforma da Previdência: com a aprovação da Emenda Constitucional nº 103, publicada em 13 de novembro de 2019, o que mudou para os trabalhadores que contribuem para o INSS”.
De acordo com o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, o movimento sindical debateu, mobilizou categorias e conseguiu evitar enormes retrocessos, como a proposta de capitalização, que excluiria milhões de brasileiros da cobertura previdenciária. “O sindicalismo também evitou a redução de benefícios assistenciais para as pessoas com deficiência e idosos de baixa renda, entre outros. Dessa forma, o SINJUS reafirma sua missão institucional de informar e organizar a categoria para as lutas em defesa de direitos e por uma previdência pública justa e solidária”.
A cartilha aborda as alterações nas aposentadorias por tempo de contribuição, por idade, especial, do professor, do trabalhador rural, da pessoa com deficiência; bem como explica o gatilho para o aumento automático da idade mínima, as novas regras da contribuição previdenciária, da pensão por morte, e da acumulação de aposentadoria e pensão por morte. O conteúdo foi elaborado pelo advogado especialista em Direito Previdenciário e consultor jurídico do SINJUS-MG, Abelardo Sapucaia.
Clique aqui e baixe a cartilha.
CONSULTORIA PARA FILIADOS DO SINJUS
Desde o início das discussões em torno da Reforma da Previdência, o SINJUS-MG disponibilizou aos seus filiados atendimento individualizado com o advogado Abelardo Sapucaia acerca de questões inerentes à aposentadoria. O serviço é gratuito e segue ativo, prestando informações sobre:
- Orientação sobre as regras de concessão de aposentadorias, pensões e abono de permanência;
- Orientação sobre as novas regras propostas pela Reforma da Previdência;
- Orientação sobre averbação de tempo;
- Orientação sobre pagamento de contribuição previdenciária;
- Conferência do ato de concessão de aposentadorias e pensões para saber se foi concedido o benefício mais vantajoso para o servidor ou dependente;
- Conferência do cálculo inicial e reajustes de aposentadorias e pensões;
- Outras dúvidas que o servidor venha a ter sobre a sua situação previdenciária.
Diante da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos estão sendo realizados online. Assim, os filiados devem enviar e-mail para [email protected] com nome completo, data de nascimento, data de ingresso no TJMG e as dúvidas que têm sobre a situação previdenciária. Também é preciso enviar um contracheque atual e informar se têm tempo de serviço/contribuição anterior ao ingresso no TJ. Se sim, informar se o tempo é de serviço público ou de iniciativa privada.
A cartilha e o atendimento jurídico referente à previdência são apenas dois dos vários serviços oferecidos pelo SINJUS. Se você é servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ainda não é nosso filiado, clique aqui e venha fazer parte do SINJUS.