NÚCLEO DE VOLUNTARIADO

SERVIDOR, AJUDE AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

terça-feira, 24/03/20 14:49

“A população de rua não tem acesso à proteção e segurança neste momento tão grave da pandemia do Covid-19. Para minimizar o sofrimento dessa população, a Pastoral Nacional do Povo de Rua está articulando duas frentes de trabalho”, disse a Irmã Cristina Bove Roletti, da Pastoral de Rua de Belo Horizonte.

A primeira frente é apontar recomendações, junto com as Defensorias Públicas, para implementar as políticas públicas das prefeituras para as pessoas em situação de rua. E a segunda é sensibilizar a sociedade civil, por meio do projeto Rua do Respeito, para prestar apoio a esse grupo.

“A população em situação de rua é um grupo hipervulnerável, que não tem moradia, tem dificuldade de acesso à água potável, sofre com a alta incidência de doenças respiratórias como tuberculose, além de envelhecimento precoce”, afirma o juiz Sérgio Fernandez, da 23ª Vara Cível da capital.

“A preocupação com os efeitos da pandemia nessa população é notória nos países já atingidos. Essa iniciativa visa ajudá-la, não descuidando da saúde dos voluntários, de acordo com os ditames da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, completa o juiz, que, junto com o desembargador Lailson Baeta, representam o TJMG no projeto Rua do Respeito.

Rua do Respeito

 O projeto busca dar efetividade a políticas públicas e ações sociais voltadas para a população de rua, a partir dos eixos acesso a direitos, à saúde, combate ao preconceito, direito à moradia e ao trabalho.

Inicialmente executado por meio da cooperação técnica entre o Poder Judiciário, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Serviço Voluntário de Assistência (Servas), o projeto tem agregado outras instituições.

Atualmente, o Rua do Respeito tem como parceiros o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF), universidades — UFMG, Newton Paiva e PUC Minas —, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de várias outras entidades, que, juntas, executam ações para tentar transformar a realidade de pessoas marginalizadas.

Contribua!

Por integrar as entidades e órgãos que desenvolvem o Rua do Respeito, projeto que faz parte das ações do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Judiciário mineiro divulga a iniciativa da Pastoral de Rua voltada para arrecadar doações, por meio de depósito em conta bancária. O montante doado será destinado à compra de alimentos, produtos de higiene e de proteção, como máscaras, luvas e álcool gel, a serem distribuídos aos moradores de rua de Minas Gerais.

Servidor, faça sua parte e contribua!

Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua

CNPJ: 06.267.877/0001-20

Banco Itaú

Agência: 3319

Conta corrente: 10.712-8

Fonte: Ascom/TJMG

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra o texto em destaque: “Atenção, é golpe!” com fundo vermelho escuro. Ao lado, há um ícone amarelo com um triângulo vermelho e um ponto de exclamação branco no centro, simbolizando alerta. CUIDADO SINJUS ALERTA FILIADOS SOBRE GOLPE ENVOLVENDO AÇÕES JUDICIAIS terça-feira, 29/07/25 18:43 O SINJUS-MG alerta os servidores da ativa e aposentados do Tribunal de Justiça de ...
Imagem Acessível: A imagem mostra um casal analisando documentos e usando um notebook. No topo, aparece a foto da advogada Francine Cadó. O texto diz: “O servidor público pode acumular sua aposentadoria com a concedida pelo RGPS?”. A imagem remete ao tema previdenciário com foco informativo. Artigo Servidor público pode acumular sua aposentadoria com a concedida pelo RGPS? segunda-feira, 28/07/25 15:50 Francine Cadó, advogada A resposta é sim, há a possibilidade de cumulação de duas ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala de reuniões com várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa, observando uma tela que exibe dados técnicos. O texto sobreposto diz: “Sindicatos discutem necessidade de rever critérios do cálculo da força de trabalho”. LOTAÇÃO PARADIGMA SINDICATOS DISCUTEM NECESSIDADE DE REVER CRITÉRIOS DO CÁLCULO DA FORÇA DE TRABALHO sexta-feira, 25/07/25 17:29 Dando continuidade aos debates sobre a reformulação da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional ...

Convênios

ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco