SINDICATOS SE MOBILIZAM PARA GREVE GERAL DO DIA 18/3
terça-feira, 10/03/20 17:15Entidades representativas de servidores públicos estaduais, que compõem o Coletivo “Defende Minas”, se reuniram para definir as ações de mobilização para o Dia Nacional de Lutas. A Greve Geral será realizada no dia 18/3 e vai marcar mobilizações em todo o Brasil em defesa dos serviços públicos, da educação e da democracia. No encontro, o SINJUS-MG foi representado pelo diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo.
O principal foco das lutas conjuntas é o combate às Reformas Previdenciária do governo Zema e Administrativa do governo Bolsonaro. A Reforma da Previdência representa um retrocesso. Um dos graves impactos que a proposta traz para os servidores é o aumento da cobrança da contribuição sem que os sindicatos e associações das diversas categorias do funcionalismo estadual tenham sido consultados. Já a Reforma Administrativa prevê a redução de salários e de jornadas para pagar a conta da crise fiscal do Estado.
O “Defende Minas” definiu que representantes das entidades devem ser presença constante na Casa Legislativa. Às terças e quartas-feiras, as entidades vão fazer pressão nos deputados para garantir que o coletivo seja ouvido em relação às reformas que devem chegar em breve para apreciação. O grupo já entregou um documento ao Presidente da ALMG, Agostinho Patrus, com o pedido de reunião.
Greve Geral
A FENAJUD aprovou em reunião do seu Conselho de Representantes, realizada em fevereiro, orientar que os sindicatos do Judiciário participem da greve geral do dia 18/3 em defesa dos serviços públicos. O ato também é convocado pelas principais Centrais Sindicais e faz parte da agenda nacional de lutas contra o desmonte dos serviços públicos que vem sendo promovido pelo governo federal.
Vale lembrar que o SINJUS convocou toda a categoria para deliberar sobre a adesão à Greve Geral Nacional. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será nesta quarta-feira, dia 11/3, às 13h30, em primeira chamada, e às 14h, em segunda chamada, no Bourbon Belo Horizonte Hotel (Av. Afonso Pena, 3761 – Ao lado da sede do TJMG). Participe!
“Defende Minas”
O Coletivo “Defende Minas” reúne 20 sindicatos e associações, de diversas categorias, que se uniram em defesa do serviço público, na busca por valorização do servidor, bem como no combate à retirada de direitos promovida pela Reforma da Previdência Estadual e adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.
SÓ A LUTA TE GARANTE!