TUDO SOBRE O FUNDO DE GREVE

quinta-feira, 01/08/13 15:00

 

O que é o Fundo de Greve?

O Fundo de Greve é um patrimônio dos servidores, destinado a cobrir as despesas da greve. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de suporte para a categoria em luta; um mecanismo de negociação. Por meio de um pequeno valor, votado pelos servidores, o Sindicato constitui uma reserva financeira em um fundo de investimento, que visa financiar o movimento grevista – geralmente muito oneroso para a entidade – e subsidiar necessidades básicas dos servidores grevistas, nas situações em que, eventualmente, tenham o ponto cortado.

Para que serve o Fundo de Greve?

– cobertura de despesas com o movimento de greve;

– material de imprensa e divulgação da greve;

– locação de carro de som e/ou aparelhagem de som para atividades de greve;

– materiais necessários à realização de passeatas durante a greve;

– empréstimo para os filiados, em valor necessário para a cobertura de contas básicas como água, luz e cesta básica padrão, limitado ao saldo da conta do Fundo de Greve e proporcional ao salário de cada filiado, quando os salários forem retidos em função do movimento, cabendo à AGE a ser realizada durante o movimento grevista definir valores e formas de ajuda.

Como funciona o Fundo de Greve?

A categoria vota em AGE a forma de financiamento, estabelece a porcentagem e data para recolher a contribuição e estipula o teto para pagamento dos guerreiros que venham a ter o ponto cortado. É importante ressaltar que ele funciona como suporte e não tem o objetivo de repor os salários dos grevistas integralmente. Além disso, o controle do Fundo é feito da forma mais transparente possível, ficando a cargo do Conselho Fiscal eleito pela categoria nas últimas eleições bem do Comando de Greve formado pela categoria na ocasião.

Como contribuir com o Fundo de Greve?

Todos os servidores filiados ou não filiados podem fazer doações espontâneas para o Fundo de Greve.

Os filiados que quiserem contribuir, o desconto é feito sobre a parcela do 13º salário, paga no mês de julho. A contribuição tem o mesmo valor da mensalidade paga pelo filiado ao Sindicato.

O servidor que opta por receber parcela única do 13º salário em dezembro tem o desconto nesse período. Servidores que quiserem contribuir financeiramente com a GREVE, de forma voluntária podem depositar a quantia escolhida na conta:

Banco do Brasil
Agência: 1614-4
Conta-corrente: 1111218-2

 

Por que devo contribuir para o Fundo de Greve?

Quem poupa nunca enfrenta grandes surpresas e sustos em momentos de crise, porque está sempre prevenido. De pouco em pouco pode-se acumular um enorme montante.  Pensando nisso, e em cumprimento à decisão da AGE do dia 30/4, o SINJUS-MG retoma a campanha de contribuição para um importante patrimônio dos servidores – o Fundo de Greve. Os recursos capitalizados por esse instrumento de luta servem para investir na infraestrutura das manifestações bem como em ações judiciais decorrentes do movimento grevista, além de formar reserva para subsidiar cada vez mais aos servidores, por exemplo, nos descontos dos dias parados.

Sem o Fundo, a categoria perde força no momento mais necessário. É muito fácil para um presidente ou administrador causar medo em seus servidores com medidas que enfraqueçam a causa. A ação mais recorrente é coibir um ato de greve, com ameaças de corte de ponto dos grevistas.

 

O medo cerceia a liberdade e enfraquece as reivindicações de todo homem e mulher que buscam a garantia dos seus direitos trabalhistas. O Fundo de Greve é um modo de não se curvar diante daqueles que usam da sua condição de poder e praticam injustiças contra os trabalhadores.

 

Em um país ideal, em um Tribunal de Justiça ideal, onde os direitos dos servidores fossem cumpridos, o Fundo de Greve poderia simplesmente não ser necessário. Mas nenhum de nós mora ou labora nas propagandas do TJMG. Por isso, ninguém deve ficar parado assistindo a Administração descumprir a Lei e tratorando seus direitos. Você pode ajudar a transformar a realidade de desvalorização atual dos servidores com gestos concretos, pela adesão nas lutas e no fortalecimento do nosso Fundo de Greve.

 

Não importa qual seja o valor da sua contribuição,
o importante é ajudar com a quantia que cabe no seu bolso.

 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco