TJMG RESPONDE QUESTIONAMENTOS DO SINJUS SOBRE FALHAS EM ELEVADORES RECÉM-MODERNIZADOS DO ANEXO 1
terça-feira, 22/04/25 18:55
Após novo ofício do SINJUS-MG cobrando explicações sobre a continuidade dos problemas nos elevadores da Unidade Anexo 1 (Rua Goiás) mesmo após as obras de modernização, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) respondeu oficialmente aos questionamentos do Sindicato. No documento, a Administração detalhou as intervenções nos equipamentos e informou as medidas que vêm sendo implementadas para corrigir as falhas pós-reforma.
Segundo o TJMG, a modernização contemplou a substituição da “quase totalidade” dos componentes dos quatro elevadores da unidade, incluindo peças mecânicas, eletromecânicas, elétricas e eletrônicas. Também foram trocados os painéis das cabinas por modelos mais modernos e esteticamente adequados. Já os motores de tração, guias, contrapesos e amortecedores dos antigos equipamentos foram aproveitados por estarem em “satisfatório estado de conservação”.
De acordo com a Coordenação de Manutenção de Equipamentos Prediais (Comep), foram realizados testes conforme os protocolos de segurança antes da liberação dos equipamentos para uso. Ainda segundo o TJMG, os problemas registrados recentemente foram decorrentes de desalinhamentos milimétricos nas portas das cabinas e pavimentos, algo que seria comum após obras de modernização. Esses desalinhamentos afetam sensores eletromecânicos e eletrônicos, provocando paralisações automáticas dos elevadores por razões de segurança.
No dia 1º de abril, antes da manifestação oficial do TJMG, o SINJUS esteve novamente na Unidade do Anexo 1 e conversou com funcionários da empresa terceirizada responsável pela manutenção e também com um servidor do Tribunal que acompanhou as obras de modernização dos elevadores. Na ocasião, os técnicos afirmaram que estavam sendo feitos ajustes nos sensores e que isso que resultaria na queda no número de paralisações dos equipamentos.
“Durante o nosso retorno à unidade, os responsáveis pela manutenção argumentaram que a maioria das últimas ocorrências estava concentrada nos dois últimos elevadores que haviam voltado à operação, sendo que nos outros dois primeiros a serem reformados o registro de incidentes era muito raro, e, portanto, estavam operando dentro da normalidade. Eles também ressaltaram que, com os ajustes nos alinhamentos, a tendência é de queda nos registros envolvendo os equipamentos entregues recentemente”, informa o diretor de Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes.
Por fim, no ofício enviado ao Sindicato, o TJMG garantiu ainda que a Comep irá manter uma rotina de inspeções diárias presenciais por tempo indeterminado, além de permanente contato com a gestão predial da unidade para pronta atuação em caso de novas ocorrências.
Diante disso, o SINJUS seguirá vigilante e atuando em prol da segurança e da saúde das servidoras e dos servidores do Anexo 1 e das demais unidades do TJMG. Para relatar qualquer irregularidade na sua unidade, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.
SINDICATO É PRA LUTAR!