Diálogo

Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG

segunda-feira, 20/01/25 17:15 A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o SERJUSMIG e o Sindojus/MG participaram de uma reunião com a Diretoria de Administração de Recursos Humanos (DEARHU) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro.

Nos últimos anos, a estrutura dos contracheques do TJMG tornou-se cada vez mais complexa, com a inclusão de novas rubricas e siglas que dificultam a compreensão dos valores e descontos aplicados. A falta de clareza tem gerado frequentes reclamações dos servidores, que muitas vezes não conseguem identificar a natureza dos descontos nem verificar possíveis inconsistências nos pagamentos. 

Durante o encontro, a DEARHU reconheceu os desafios enfrentados pelos servidores e destacou os esforços diários da equipe para esclarecer dúvidas sobre vencimentos. Segundo as representantes da Diretoria, muitas das questões apontadas pelos servidores têm que ser analisadas individualmente, já que uma série de fatores podem contribuir para alterações no valor líquido recebido. Além disso, o setor sofre com a sobrecarga de trabalho devido à insuficiência de pessoal para atender à alta demanda.

“A equipe da DEARHU tem se dedicado ao máximo, mesmo com recursos limitados e um quadro reduzido de pessoal. É um esforço digno de reconhecimento. Além disso, não podemos deixar de reconhecer que algumas conquistas recentes da categoria, como a indenização de férias prêmio, a isonomia com a magistratura no auxílio-creche e a tabela salarial dos que cumprem jornada de 8 horas, aumentaram muito as demandas do setor. Contudo, o Tribunal precisa trabalhar em mudanças na estrutura dos contracheques, garantindo mais clareza e transparência nas informações”, afirmou Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG.

Ao fim da reunião, a Administração do Tribunal comprometeu-se a estudar medidas para melhorar a compreensão das folhas de pagamento, buscando torná-las mais acessíveis. Da mesma forma, a DEARHU reafirmou a disponibilidade em manter o diálogo aberto com os Sindicatos, a fim de garantir que as dúvidas da categoria sejam sanadas. 

Participações

Na reunião, o SINJUS-MG foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, pela advogada do Sindicato, Ana Paula Ferreira e pelo assessor da Diretoria, Thiago Alves. Pelo SERJUSMIG, estiveram presentes o segundo vice-presidente, Ronaldo Ribeiro Junior e o diretor Financeiro, Willer Luciano Ferreira. Pelo Sindojus, participou o diretor-geral, Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade Goulart.

Além disso, a reunião também contou com a presença da diretora-executiva da DEARHU, Neuza da Mercês Rezende, e das servidoras Kátia Carneiro, Cáthia Miranda Guimarães e Carla Dorella Gonçalves. 

Os Sindicatos se solidarizam com os colegas da DEARHU, que sofrem com o déficit sistemático de servidores no TJMG e lidam com grande sobrecarga de trabalho. As entidades reforçam, ainda, o compromisso de continuar lutando por soluções que garantam que os contracheques dos servidores sejam, de fato, instrumentos de transparência e segurança na gestão financeira de cada servidor.

Para acompanhar essas e outras lutas, siga o SINJUS nas mídias sociais.

SINDICATO É PRA LUTAR! 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco